Já são conhecidos os artistas convidados para participar no Festival da Canção

Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, Huca, Iolanda, João Borsch, Leo Middea, Maria João, Nena, Mila Dores, Noble, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), Perpétua e Silk Nobre. Estes foram os 14 autores escolhidos através de um convite feito pela RTP para compor um tema para a próxima edição do Festival da Canção.

Por José Costa

Festival da Canção 2024: todos os compositores a concurso na edição de 60º aniversário
Foto: RTP

FILIPA, João Couto, LEFT., MELA, Rita Onofre e Rita Rocha são os artistas que conseguiram esta oportunidade através da livre submissão de canções, que decorreu desde o dia 07 de agosto até ao 15 de outubro, evento que foi aberto ao público.

Entre fevereiro e março do próximo ano irá acontecer a 58.ª edição do Festival da Canção, que, como habitual, será dividida entre duas semifinais e final.

O tema que sair vencedor da final do Festival da Canção vai ser o representante português na 68.º edição do Festival Eurovisão da Canção, que irá ter lugar em maio de 2024 na Suécia, em Malmo.

A Suécia recebe novamente o evento, após 50 anos da sua primeira conquista, no ano de 1974, em Brighton, no Reino Unido, com o tema “Waterloo”, do então recente grupo sueco ABBA, que após a conquista do Festival, se tornou num dos maiores grupos musicais de sempre.

Disputado no Reino Unido, em Liverpool, a Suécia foi o país que saiu como vencedor do 67.º Festival Eurovisão da Canção, graças ao tema “Tattoo”, interpretado pela cantora sueca Loreen, que, curiosamente, já havia sido a grande vencedora do Festival da Eurovisão da Canção na edição de 2012, na altura com o tema “Euphoria”.

Portugal conquistou pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, que teve como compositora Luísa Sobral e que foi interpretado por Salvador Sobral.

a