Cinanima: 130 filmes a concurso até 19 de novembro na cidade de Espinho

Arrancou no dia 13 de novembro a 47ª edição do Festival de Cinema de Animação de Espinho e, até 19 de novembro, contará com 130 filmes em competição e mais de 70 em sessões sobre identidade individual e europeia.

Por Beatriz Fonseca

Cinanima começa hoje em Espinho com 130 filmes a concurso
© iStock

A cerimónia de abertura contou com a exibição da curta-metragem “Os salteadores”, estreada no mesmo certame, Centro Multimeios de Espinho, há 30 anos, por Abi Feijó. Durante o dia de hoje, 15 de novembro, serão exibidas, entre outros filmes, longas e curtas-metragens internacionais. A sessão de encerramento decorrerá no dia 18, juntamente com a entrega de prémios dos filmes. O último dia, 19, irá dar o foco principal aos premiados de 2023.

Organizado há 47 anos pela cooperativa Nascente, o evento contou com 3791 candidaturas de 123 países. Em declarações à agência Lusa, Henrique Neves, presidente da instituição, afirma terem sido selecionadas para concurso as obras que demonstram que “o cinema de animação atravessa uma das suas melhores fases”. Para o responsável, o objetivo passa por um incentivo ao respeito e tolerância pelas diferenças culturais, através do visionamento desses filmes.

Sustentabilidade, doenças mentais, o impacto do ser humano na Terra e a personificação através de animais, são os principais temas da componente competitiva. Já os 70 filmes extraconcurso, abordam a temática do existencialismo e a identidade individual e europeia.

Mas não só de filmes é feita a 47ª edição do Cinanima. O evento propõe ainda iniciativas como “masterclasses” para profissionais e estudantes de cinema, sessões de formação específicas para professores, uma sessão-debate com a realizadora polaca Wiola Sowa e a exposição “100 anos de cinema português de animação”.

a