Viagem ao passado: Alunos da Universidade Sénior exploram o megalitismo lafonense

Na passada terça-feira, os alunos da Universidade Sénior de Oliveira de Frades participaram numa aula de História e Cultura conduzida por Filipe Soares, Técnico do Município, explorando o megalitismo lafonense. A jornada percorreu desde o paleolítico até ao neolítico, com destaque para o dólmen de Antelas.

Por: Telma Costa

Os alunos da Universidade Sénior de Oliveira de Frades embarcaram na passada terça-feira, numa viagem à pré-história sob a orientação de Filipe Soares, Técnico do Município. A exploração do megalitismo lafonense revelou-se uma forma enriquecedora de explorar as raízes patrimoniais da região de Lafões.

A viagem à pré-história abrangeu um extenso período, desde o paleolítico até ao neolítico, com especial destaque para o dólmen de Antelas, considerado uma notável “catedral” do neolítico europeu. Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de analisar várias mamoas e dólmens, enriquecendo a experiência com a apresentação de materiais provenientes de escavações, como contas de colares e réplicas de utensílios agrícolas e de caça.

A imersão na pré-história regional proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da riqueza patrimonial de Lafões. O envolvimento ativo dos participantes e a apresentação cuidadosa dos elementos históricos destacaram-se como elementos essenciais desta experiência educativa na Universidade Sénior.