Precipitação e vento intenso provocam aviso laranja em Viseu

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai ocorrer durante o dia de hoje precipitação persistente acompanhada por trovoada e vento no distrito de Viseu.

Por Diana Duarte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera imitiu avisos meteorológicos para o distrito de Viseu. Divulgou um aviso laranja, em relação à precipitação, desde as 6 às 12 horas de hoje e um de categoria amarela em relação ao vento sudoeste, com rajadas até 100 km/h, desde as 6 às 15 horas de hoje.

O município de Viseu alerta para a importância da atenção que os viseenses devem ter perante os efeitos das condições meteorológicas e a adoção de comportamentos e medidas adequadas à situação, mitigando assim os riscos e promovendo a segurança.

Apela a todos os munícipes que, face às condições adversas que decorrem no distrito, procurem fazer uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. Aconselha-se também a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais. É recomendado ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, taludes e vertentes e não atravessar zonas inundadas. Urge ainda a atenção às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.