Desce o custo da habitação. Portugal entre as quatro maiores subidas na União Europeia

Com a chegada do segundo trimestre, o custo das habitações recuou 1,7% na zona euro, registando-se uma descida de 1,1% na União Europeia (UE).

Por Henrique Soares

Segundo dados divulgados pelo Eurostat (Gabinete de estatísticas da União Europeia) na passada terça-feira (3), Portugal registou a quarta maior subida (8,7%), cerca de 3,1% a mais que no primeiro trimestre do ano.

A UE apresenta assim um total de 17 estados-membros com subidas no custo habitacional, com os outros nove a registar descidas significativas no indicador. A Alemanha (-9,9%), a Suécia (-6,8%) e a Dinamarca (-7,6%) são alguns dos exemplos. Já a Croácia (13,7%), a Bulgária (10,7%), a Lituânia (9,4%) e Portugal (8,7%), apresentam as maiores subidas na zona euro.

Quando comparado ao primeiro trimestre do ano, um total de 11 estados-membros apresentam um recuo no preço das habitações e 15 um aumento, registando-se assim as maiores descidas na Eslováquia (-3,9%), no Luxemburgo (-2,7%) e na Hungria (-1,7%) e as maiores subidas na Letónia (5,1%), na Bulgária (4,3%) e na Estónia (3,8%).

Imagem de Oleksandr Pidvalnyi por Pixabay

a