2022 traz novas estreias ao setor automóvel

Apesar do impacto da pandemia nas vendas no setor automóvel, 2022 apresenta novos carros em que a tecnologia e eletrificação assumem o poder nos novos planos de lançamento. Marcas como Renault, Citroen, Mercedes, Audi, apostam em carroçarias SUV e modelos 100% elétricos, constituindo uma nova etapa da indústria automóvel, sem produção de modelos com motor de combustão.

Por Patrícia Lourenço

Na passada sexta-feira, dia 14, o projeto divulgado pelo INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento, em Lisboa), designado por “Gestão de Veículos Elétricos para a neutralidade de carbono na Europa” (EV4EU), implementou, para 2022, estratégias para estimular o aumento da utilização dos veículos elétricos, envolvendo 16 países parceiros, para além de Portugal.

A iniciativa é financiada pelo programa “Horizon”, programa de investigação e inovação da União Europeia para 2022 a 2027. Hugo Morais, coordenador do projeto, explicou à Agência Lusa que o plano “não está centrado nos veículos elétricos, mas na sua integração com as redes elétricas e com as cidades”, para além de que, “com a evolução tecnológica, os preços nos automóveis vão baixar”.

Nos últimos anos, apesar da crise dos chips semicondutores continuar a ser uma ameaça forte à rentabilidade e ao cumprimento dos prazos por parte dos construtores, o lançamento dos novos modelos estão garantidos e chegaram nos próximos meses.

O novo Audi RS 3, com versões de cinco portas e berlina, volta a repetir o motor “2.5 TFSI “, de cinco cilindros em linha, e chega até aos 400 CV. Porém, tem como grande novidade, o sistema “torque splitter”, que divide a potência das duas rodas traseiras, uma simulação de drift.

Já, o BMW M3 Touring, é a grande novidade da marca esperada há muito tempo pelos fãs. Com o motor “3.0” de seis cilindros em linha, com mais de 500 CV de potência e tração integral, terá uma suspensão diferente devido à carga na bagageira.

Quanto à marca gaulesa, a novidade é o Citroën C5 X, com uma capacidade de conforto superior aos automóveis anteriores, disponível com motorizações híbrida e a gasolina. Por 65 mil euros, já está disponível em Portugal o novo SUV elétrico EQB da Mercedes, com tração 4×4 e com 292 cv, na versão de 7 lugares, fugindo à normalidade dos 5 assentos.

No grupo Renault, a inovação foi primordial nos novos carros, em que, o comum Mégane será transformado num crossover mais robusto, disponível somente em versão elétrica com denominação E-Tech. Contudo, apresenta duas versões, uma de 131 CV e outra de 218 CV, assim como, baterias de 40 kWh ou 60 kWh, desenvolvidas para modelos 100% elétricos.

Com a crise de oferta de carros no último ano, a indústria automóvel prevê para 2022, uma recuperação forte com novidades e perspetivas de melhores vendas para a Europa. A aposta recaiu em modelos SUV, e marcas como a Kia, Alfa Romeo, Jepp, Range Rover e Fiat, também exibem novas adaptações, que poderão chegar ainda no primeiro semestre do ano.

a