Mark’it voltou a encher a Aula Magna

A 7.ª edição do evento Mark’it realizou-se no dia 29 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), com o objetivo de dar a conhecer os produtos criados pelos alunos do 2.º ano da licenciatura em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), com a colaboração dos estudantes da licenciatura em Gestão Industrial da mesma escola, e com os alunos da licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde (ESSV). O tema desta edição foi “Saúde e Bem-Estar”.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente do IPV, professor João Monney Paiva, e a diretora da licenciatura em Marketing, professora Suzanne Amaro, que falou sobre a evolução do Projeto Mark’it que, nesta edição, não só contou com alunos da ESTGV, como também com alunos da ESSV. Este ano, e pela primeira vez, alguns alunos registaram as patentes dos produtos que criaram com o apoio do Centro de Investigação do Politécnico de Viseu.

Após a sessão de abertura, seguiu-se o primeiro orador, Miguel Neiva, criador da ColorAdd, o código que permite a quem sofre de daltonismo identificar as cores. Ainda da parte da manhã, decorreram cinco apresentações dos alunos do Projeto Mark’it. Da parte da tarde, para além de apresentações de projetos, houve a intervenção de Inês Branquinho, responsável pelo Marketing do Grupo José de Mello Saúde, que nos apresentou a última campanha da CUF Descobertas II. O último orador foionçalo Azevedo, responsável pelo Marketing do F. C. Porto, que falou sobre a responsabilidade social do clube.

Os nove projetos apresentados foram sujeitos a avaliação por parte do júri, que comentou e questionou os grupos. Este ano, o júri era composto pela professora Manuela Ferreira, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu; Bárbara Sobrado, coordenadora da Viseu Marca; Caio Stettiner, docente de Empreendedorismo na Universidade Fatec Sebrae, Brasil; Manuel Fonseca, responsável pelas áreas de exportação e marketing da empresa Mirazeite, e por Sandra Bártalo, sócia-gerente da Ortomed.

A terminar o evento, foram anunciados os projetos vencedores, eleitos pelo público e júri. Em 3.º lugar ficou a “Re Balance”, um adaptador universal a vários utensílios que minimiza os efeitos dos tremores. Na 2ª posição ficou a “Trumi”, um cotonete reutilizável. “Ogiene” foi o projeto vencedor, um sistema de higienização oral inovador. Para além dos três primeiros prémios, foi reconhecida, pelos professores envolvidos no projeto, a equipa que demonstrou mais progresso, evolução e determinação ao longo do ano letivo, com o prémio Mark’it Progress. A equipa vencedora deste galardão foi a “Seabird”, um saco que permite uma melhor gestão de todos os tipos de resíduos hospitalares.

De ressalvar que os alunos da licenciatura em Marketing da ESTGV, responsáveis pela organização deste evento, quiseram continuar com o legado de atribuir ao evento uma vertente solidária, conseguindo angariar o valor de 300 euros que foram entregues à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

O evento, dirigido a todos com interesse em Marketing, contou com quase 400 pessoas, entre as quais escolas secundárias e profissionais da região, alunos do Politécnico de Viseu, professores e empresários. Considerando o sucesso desta 7ª edição, os membros da organização já estão a pensar na 8.ª edição do Mark’it.

Foram várias as entidades e empresas que se juntaram a este evento e sem as quais não seria possível a sua concretização, a quem a organização deixa os mais sinceros agradecimentos.