Covelo de Arca Revive Tradição com Desfolhada à Moda Antiga

No coração da “Aldeia de Portugal” de Covelo de Arca, um evento especial reacendeu as tradições ancestrais e fortaleceu os laços com o passado. Recentemente, como parte da adesão de Covelo de Arca à Rede Aldeias de Portugal, os moradores da aldeia se uniram para celebrar e preservar seu património cultural e imaterial de maneira única.

Por Adrielly Miranda

A iniciativa visava valorizar e divulgar o rico património cultural da aldeia, atraindo cada vez mais visitantes e reconhecendo seu inegável potencial turístico. A ferramenta escolhida para essa celebração não poderia ser mais apropriada: uma autêntica “Desfolhada à Moda Antiga”.

A Desfolhada, atividade profundamente ligada à vida rural, é uma das manifestações culturais mais tradicionais não apenas no concelho, mas também em toda a região. Durante o evento, os habitantes de Covelo de Arca se reuniram para reviver os usos e costumes de seus antepassados, transportando todos os presentes para uma época onde a comunidade desempenhava um papel fundamental na produção de alimentos.

Os participantes da Desfolhada à moda antiga vestiram trajes típicos, cantam canções tradicionais e executam as tarefas de desfolhar o milho com alegria e entusiasmo. A atmosfera era envolta em nostalgia e reverência pela cultura e história da aldeia.

Este evento, além de preservar tradições, também serve como uma oportunidade para promover o turismo na região, mostrando aos visitantes a autenticidade e o caráter singular de Covelo de Arca.

Os moradores de Covelo de Arca estão comprometidos em manter viva a chama da tradição e continuar a compartilhar seu património cultural com todos aqueles que desejam conhecer a história e a autenticidade deste local encantador. Com eventos como a Desfolhada à moda antiga, a aldeia espera atrair um número crescente de visitantes, celebrando sua identidade única e enriquecendo o cenário turístico de Oliveira de Frades e da região.

a