Câmara de Castro Daire investe 2,4M de euros em iluminação pública

A quantia visa a substituição integral da iluminação pública do concelho para LED, num projeto que ajuda o ambiente e a gestão financeira do Município

Por Raquel Torres

O projeto, orçamentado em 2,4 milhões de euros, tem como principal propósito a “implementação de medidas de eficiência energética nas infraestruturas elétricas públicas localizadas no concelho de Castro Daire”, como refere a Câmara Municipal de Castro Daire em comunicado.

Fonte do mesmo documento refere, que do valor referido gasto na remodelação, 95% do mesmo é financiado por fundos comunitários, após candidatura pelo CENTRO2020.

A intervenção consiste na substituição das luminárias atuais (equipadas com lâmpadas convencionais) por luminárias mais eficientes que utilizam tecnologia LED como fonte de iluminação.  Após auditoria energética efetuada, na fase de conclusão do projeto, menciona que o investimento irá aumentar a capacidade financeira do Município de Castro Daire, visto que reduz os custos na fatura energética.

Com a execução deste projeto, o concelho de Castro Daire passa a ser um dos “municípios amigos do ambiente e alinhados com a estratégia de descarbonização, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade das gerações futuras”, como anuncia a Câmara Municipal em comunicado.

a