IBM anuncia abertura de novo centro de inovação em Coimbra

Ricardo Martinho, Country General manager da IBM Portugal, anunciou que Coimbra irá acolher o sexto centro de inovação tecnológica da marca

Por Soraia Ferreira

Coimbra vai receber o sexto centro de inovação tecnológica da IBM em Portugal juntando-se a Viseu, Tomar, Fundão, Vila real e Portalegre e vai permitir explorar as áreas das “cidades inteligentes, eficiência energética e inclusão”.

“A ambição é grande e aquilo que queremos é rapidamente começarmos a trabalhar neste projeto e que ele seja concretizado o mais depressa possível”, disse à agência LusaRicardo Martinho, presidente da IBM Portugal.

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, refere que este é um passo “muito importante” para reforçar a relação de colaboração da academia com as empresas bem como reforçar a qualidade de formação dos estudantes. Ricardo Martinho destaca que sempre que possível vão privilegiar os talentos de engenharia diplomados na Universidade de Coimbra.

O Protocolo entre a multinacional, o município e a Universidade de Coimbra foi assinado à margem do Coimbra Invest Summit, no Convento de São Francisco com a presença do Ministro da Economia, António Costa e Silva. O ministro afirma ao Jornal Expresso que “com todas estas valências vamos apoiar a transformação de Coimbra, a transformação da economia. Trabalhar ombro a ombro com o senhor presidente, com o senhor reitor, com as empresas, com as universidades porque isso é absolutamente fulcral para o futuro”. António Costa e Silva apelou ainda à colaboração entre academia e empresas bem como nas instituições.