Politécnico de Viseu assegura financiamento como Universidade Europeia

Os 14,4 milhões de euros de fundos europeus garantirão a sustentabilidade das atividades do consórcio até 2027, que serão aprofundadas e expandidas. Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é um dos membros

EUNICE, a Universidade Europeia de Educação Personalizada que o IPV integra, recebeu 14,4 milhões de euros em financiamento da call “2023 Erasmus + European Universities”. Após um projeto-piloto de três anos e a expansão da aliança para dez universidades parceiras, entre as quais se encontra o Instituto Politécnico de Viseu, este financiamento substancial garante a sustentabilidade das atividades do consórcio EUNICE até 2027.

A EUNICE apresentou em janeiro uma nova proposta de projeto, cuja visão está agora a ser apoiada pela Comissão Europeia. A visão da EUNICE tem um objetivo claro de transformar a experiência educativa de estudantes e professores, à escala europeia. O seu objetivo é desenvolver percursos educativos personalizados, promover a partilha de conhecimentos entre a comunidade académica, fomentar a investigação interdisciplinar e implementar abordagens educativas que respondam aos desafios globais, mas também às questões socioeconómicas regionais.

A Universidade Europeia para a Educação Personalizada (EUNICE) foi criada em 2020 como uma aliança transnacional composta por sete universidades públicas: Universidade de Mons (UMONS), Universidade de Vaasa (UVA), Universidade de Catânia (UNICT), Universidade de Cantábria (UC), Universidade Politéncnica Hauts-de-France (UPHF), Universidade Tecnológica de Brandenburgo Cottbus-Senftenberg (BTU) e Universidade Tecnológica de Poznań (PUT). Em 2022, a aliança expandiu-se ao acolher três novos membros: Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Universidade do Peloponeso (UOP) e Universidade de Karlstad (KAU).

O objetivo coletivo das universidades parceiras é proporcionar percursos educativos únicos e personalizados aos estudantes, promover abordagens interdisciplinares para resolver problemas complexos e colaborar com parceiros locais para aumentar a eficácia e a vitalidade regionais.

“Nós, na EUNICE, acreditamos que juntos podemos ultrapassar as barreiras que cada uma das nossas instituições enfrenta separadamente. Em última análise, o nosso sucesso ajudará a forjar comunidades europeias mais capazes de superar os desafios sociais e económicos contemporâneos e, por extensão, criar novas soluções para a Europa no seu conjunto”, afirmou o Prof. Teofil Jesionowski, Reitor da Universidade de Tecnologia de Poznań (PUT-Polónia), instituição que coordena este projeto.

Para o Presidente do IPV, José dos Santos Costa, “uma das maiores apostas da estratégia institucional do IPV passa pelo fomento da internacionalização. A integração do IPV na Universidade Europeia EUNICE é determinante para uma maior abertura e para o estímulo da participação dos estudantes, docentes e não docentes em programas internacionais. A investigação científica em contexto internacional permitirá o debate de ideias e resultados, com impacto acrescido na reputação do IPV, bem como na aquisição de novas fontes de financiamento e haverá um reforço do número de mobilidades físicas e virtuais, incoming e outgoing, criando cursos e excellence programmes, semanas internacionais, desportivas, conferências, exposições, entre outros. Estamos expectantes e muito otimistas em relação ao futuro. Ser hoje, Ter amanhã! Juntos, com as gentes locais que abrem espaço ao exterior nacional e internacional, somos mais fortes”.

Formar uma nova geração de europeus

As universidades EUNICE pretendem passar de um modelo clássico de ensino superior, em que os estudantes são recetores passivos de conhecimentos especializados, para uma abordagem centrada na flexibilidade, capacitando os diversos alunos e alunas para realizarem todo o seu potencial. O objetivo é preparar profissionais para o século XXI, equipados com as competências e os conhecimentos necessários para inovar e adaptar-se a uma economia em rápida evolução. Um exemplo disto será o desenvolvimento de programas de aprendizagem ao longo da vida de elevada qualidade.

Enfrentar os desafios globais através de abordagens interdisciplinares

Percursos de aprendizagem personalizados que transcendem as fronteiras disciplinares tradicionais e permitem responder a necessidades sociais mais vastas. Na investigação e inovação, a EUNICE adota abordagens interdisciplinares para tratar questões globais como a transição para uma sociedade verde totalmente digitalizada e sustentável e vários outros tópicos relacionados (segurança digital, inclusão e equidade digital, fontes de energia renováveis, atenuação dos efeitos das alterações climáticas, etc.).

Reforçar o potencial das nossas regiões

A ênfase da EUNICE na educação personalizada e nas abordagens interdisciplinares decorre do seu papel como centro de ecossistemas regionais, que é outra caraterística fundamental da aliança. A educação personalizada desempenha um papel vital na capacitação das regiões, ao potenciar o capital humano e responder às necessidades e capacidades de desenvolvimento local. A EUNICE também facilita a conetividade entre as regiões, o panorama europeu e a comunidade global para promover sociedades equilibradas e mais justas.

Com o apoio deste financiamento significativo, a EUNICE está preparada para revolucionar o ensino superior, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a inclusão em todo o panorama universitário europeu.