Desemprego regista queda relativa em Aveiro

No último ano, o distrito de Aveiro registou uma queda significativa nos números do desemprego. Segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional desde fevereiro de 2018 até fevereiro de 2019, perto de 2700 pessoas saíram da condição de desempregados, a registar-se um equilíbrio entre o número de pessoas que procuravam emprego há mais e há menos de um ano. Já não se pode dizer mesmo quanto ao género, com todos os concelhos a registarem mais mulheres desempregadas do que homens.

Todos os conselhos do distrito mostraram melhorias nos números do desemprego, com a exceção do concelho da Murtosa onde há mais 12 pessoas sem trabalho em relação ao ano passado. Já o concelho onde se registou a maior descida foi Santa Maria da Feira, que, apesar de ser o concelho onde o número de desempregados é maior (quase 4400), registou uma redução de 800 inscritos no centro de emprego no último ano, seguindo-se Oliveira de Azeméis e Castelo de Paiva, ambas com cerca de 260 desempregados a menos. Em contraste, Estarreja e Arouca foram os concelhos onde se verificaram menos melhorias, com 3 e 9 novos empregados respetivamente.

Embora no geral se registem melhorias em relação a 2018, continuam a ser os mesmos concelhos a registarem a maior taxa de desemprego, com Aveiro a surgir a seguir de Santa Maria da Feira, registando mais de 2400 desempregados e Ovar a surgir em terceiro com 2035.

 

Texto: Jorge Afonso

 

a