Futsal: Viriatos goleiam e reentram na luta pelo apuramento de campeão

O Viseu 2001 entrava no jogo deste domingo (27) sabendo que seria uma verdadeira final. Uma derrota praticamente afastava os beirões da luta pela promoção à Liga Placard, ao contrário da vitória, que os voltava a colocar no lote de candidatos. Dito e feito. Vitória por 7-2 frente a um Ossela muito inferior à turma viseense.

Por Bianca Leão

O início do massacre de Viriato

Desde cedo o Viseu 2001 pegou na partida e encostou a equipa visitante à sua área. Foram muitos os remates efetuados à baliza de Pedro Mateus. Apesar de todo o ímpeto, o primeiro golo só saiu aos 11’. Rafa Lara com um excelente trabalho individual abriu o marcador. Continuava a só dar Viseu e a dois minutos do intervalo, Rafael Marques desequilibrou na esquerda e serviu Pedro Amaral para o 2-0 na partida. A primeira parte terminaria com este resultado e sem muita história para contar, tirando o domínio massacrante do Viseu 2001.

A chamada “abertura do ketchup”                                                                     

O Ossela, que viajou desde Oliveira de Azeméis entrava no segundo tempo com vontade de mudar o ritmo do jogo, e logo aos 22’, reduziu diferenças. Caio assistiu Vitinha que fuzilou as redes de Marcelo Ferreira. Apesar da boa entrada forasteira, o Viseu 2001 respondeu com dois golos quase de seguida, aos 24’ e 26’, por Neto e Pedro Amaral. 4-1 no marcador.

Estes tentos desequilibraram mentalmente o Ossela e a formação da casa voltou a pegar o jogo, agregando mais um golo aos 30’ por Rafa Lara. A perder, os visitantes apostaram no 5X4+GR, mas não surgiu efeito e levaram mais dois golos de rompante na sua baliza, aos 33’ e 34’, por Neto e Douglas. Até final da partida o Ossela ainda conseguiu fazer o 7-2, mas demonstrou no Pavilhão Cidade de Viseu muitas dificuldades no seu jogo, o que reflete a sua baixa posição na tabela classificativa.

Com esta importante vitória, o Viseu 2001 sobe ao 8º lugar da classificação com 14 pontos, a dois da zona de discutir a promoção ao escalão superior do futsal nacional. Na próxima jornada os beirões têm mais uma final, desta vez frente ao líder Nun’ Álvares, em Fafe.

A turma forasteira, o Ossela, já sabe que irá disputar no final da fase regular, a permanência na segunda divisão. Neste momento é penúltimo no campeonato, com apenas quatro pontos em nove jogos. A formação de Oliveira de Azeméis vai receber no próximo Domingo, no seu pavilhão, a turma do ABC Nelas.

a