Adidas despede cerca de 300 trabalhadores da empresa na Maia

Multinacional alemã garante que as mudanças anunciadas, que implicam os 300 despedimentos, irão ocorrer até ao verão de 2023.

Por Ana Pereira

Adidas vai despedir cerca de 300 pessoas do centro de serviços que tem na Maia, mais precisamente Global Business Services (GBS), que funciona, desde 2009, no Parque de Ciência e tecnologia da Maia (TecMaia).

A multinacional alemã justifica esta decisão devido a “mudanças na estrutura organizacional” da empresa a nível mundial, deixando a hipótese de mais tarde poder haver um retorno de trabalhadores despedidos.

Questionada pela Lusa sobre as denúncias deste despedimento coletivo, a empresa diz: “Podemos confirmar que haverá mudanças na estrutura organizacional no Porto. No futuro, algumas tarefas vão passar a ser desenvolvidas em locais fora de Portugal e, num segundo momento, vão ser criadas novas responsabilidades na estrutura do Porto”. Salienta ainda que “o Porto vai continuar a ter um papel importante na companhia”.

A multinacional afirmou que já foram contactados os trabalhadores afetados e que lamenta o impacto que esta decisão tem sobre os funcionários e que estão a tentar encontrar soluções justas para todas estas pessoas despedidas.

O governo é questionado pelo PCP sobre possíveis apoios que a empresa recebeu e se já pensaram em medidas para apoiar os trabalhadores. “São centenas de trabalhadores, altamente qualificados, que, sem que nada o fizesse prever, são atirados para o desemprego por uma multinacional”, acrescentam os comunistas.

a