Turismo Centro de Portugal é protagonista na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Turismo Centro de Portugal é um dos protagonistas da edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 1 a 5 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa. A região é o Destino Nacional Convidado, um estatuto que se repete, após já o ter sido em 2018, e que lhe permite ter a maior presença de sempre.

No total, entre dois espaços que vai ocupar, a Turismo Centro de Portugal dispõe de cerca de 1000 m² para mostrar aos visitantes e aos profissionais do Turismo as principais valências e mais-valias turísticas da região e dos municípios que a compõem.

O stand principal, com 918 m2, estará localizado no Pavilhão 1 da feira (Stand 1A03). Aqui, a Turismo do Centro promete surpreender pela operacionalidade, arrojo e atratividade do espaço, que procura sair dos lugares-comuns, e tornar a visita ao stand ela própria uma experiência. O stand será o palco de um vasto programa de animação e de apresentações de múltiplos projetos, representativos dos principais produtos turísticos da região e que estão alinhados com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor.

Ao longo dos cinco dias de feira, o stand da Turismo do Centro apresentará um conjunto de apresentações e de ativações de marcas e de produtos turísticos, que prometem surpreender os visitantes e revelar-se como os spots mais criativos da BTL. A programação completa pode ser consultada no site da Turismo do Centro.

A conceção do espaço obedeceu a cinco princípios fundamentais: a Sustentabilidade (dos materiais do stand e de todas as iniciativas); a Digitalização (com recurso constante às novas tecnologias de comunicação e informação); as Redes Colaborativas (com parcerias com diversos atores regionais e nacionais); a Diversidade (com múltiplos produtos turísticos e projetos a marcar presença na programação); e a Criatividade e a Inovação (em todos os cantos do stand haverá espaço para criar e inovar).

“No stand principal, procurámos promover a grande diversidade da região Centro de Portugal, de forma concertada, identitária e coerente. Assim, serão agrupadas num só espaço todas as nossas marcas regionais, tanto em termos de território, como em termos de produto turístico. Estarão também presentes dezenas de empresas e associações, de diferentes naturezas”, explica Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

No stand principal estarão presentes as 8 Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), 7 Redes Colaborativas (iNature, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha, Rota Histórica das Linhas de Torres, Terras da Transumância e Caminhos da Fé no Centro de Portugal), as 5 Comissões Vitivinícolas da região (CVR Bairrada, CVR Beira Interior, CVR Dão, CVR Lisboa e CVR Tejo), 4 Associações e Instituições (Centro de Portugal Film Commission, Estações Náuticas, Universidade de Coimbra e Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior), 6 espaços de ativação institucional (Município de Castanheira de Pera, New Hand Lab, Museu do Caramulo, Termas Centro, Gliding Barnacles e Licóbidos) e ainda 14 empresas do setor turístico: Aveiro Moments, Portugal Green Travel, Casas da Lapa, Grupo Miramar, Aqua Village Health Resort & Spa, Hotel dos Templários, Fundação ADFP, Exe Wellington, Grutas de Mira de Aire, DTravel, A2Z, D. Abade, Palmilhar Portugal e Hotel Rural Quinta da Conchada.

Integrado no stand principal da TCP, há um espaço dedicado especificamente ao Município Nacional Convidado da BTL, que este ano é o Município de Aveiro.

Novo espaço no Pavilhão 3
A presença da Turismo do Centro na BTL não se esgota no stand do Pavilhão 1. Pela primeira vez, a entidade regional de turismo apresenta-se de forma complementar com o espaço “Inovar e Empreender”, no Pavilhão 3. Este espaço, com 81m2, vai reunir um conjunto de startups e incubadoras de empresas do Centro de Portugal, que representam alguns dos melhores exemplos de inovação e empreendedorismo ligados ao setor turístico da região Centro de Portugal.

Aqui, terá destaque a presença do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, ao lado das empresas Noytrall Technologies, Digital Nomad Association Portugal, Crucial e Alternativo, Zoomguide, Hyp Software, Geonatour e Foge Comigo Por Portugal!

“Termos a honra de ser o Destino Nacional Convidado da BTL permite-nos mostrar de forma ainda mais assertiva a dinâmica que se vive na atividade turística da região. O espaço de inovação que apresentamos no Pavilhão 3 é um complemento perfeito para a divulgação turística que realizamos no Pavilhão 1. Ao conhecerem as duas propostas, os visitantes ficam com uma perceção abrangente do muito que se passa na região ao nível do Turismo. É com grande satisfação que deixo um convite para todos visitarem os dois stands da Turismo Centro de Portugal”, conclui Pedro Machado.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.