Liga Portugal 2 SABSEG: Académico cede empate após vantagem de dois golos

O Académico de Viseu recebeu esta quarta-feira (19) a equipa do Leixões, num jogo a contar para a 9ª jornada da 2ª Liga. Apesar do bis de André Clóvis que colocou os beirões com uma vantagem de dois golos, o emblema de Matosinhos, a jogar com mais um elemento na maior parte da partida, conseguiu o empate nos últimos instantes do tempo regulamentar.

Por Bianca Leão

Marcar e gerir

O encontro praticamente começou com o golo academista. Aos 4’ um erro incrível de Calasan no atraso para o guardião leixonense, permitiu a Clóvis a recuperação da bola e frente a Beaunardeau, o atacante brasileiro não tremeu e inaugurou o marcador. Os viseenses carregavam nos primeiros vinte minutos da partida, mas aos 21’ tudo mudou. Nduwarugira viu o vermelho direto após uma entrada dura sobre João Oliveira.

Com um elemento a mais, o Leixões começou a pressionar mais e a controlar o jogo. Curiosamente a defensiva academista apresentava-se mais coesa e segura a jogar com 10 do que com os 11 elementos em campo. Apesar das diversas tentativas ofensivas, até ao intervalo, os “bebés do mar” não criaram sobressalto de maior para a baliza de Grill, que esteve em bom plano aos 40’ a parar uma bomba de Thalis Henrique.

Nas bolas paradas se marca, nas bolas paradas se sofre

A segunda parte começou com uma flagrante ocasião para o Leixões, com mais uma vez, o guardião academista a efetuar uma bela defesa. No lance seguinte, aos 48’, através de um livre descaído na esquerda, Clóvis faturou o segundo golo no encontro após cruzamento de Famana Quizera.

A seguir ao golo, o Leixões subiu ainda mais no terreno, mas a formação de Jorge Costa exibia-se a um bom nível nos processos defensivos. Os de vermelho e branco mostravam pouca objetividade no último terço, rematando muito, mas de longe, sem nunca ferir a baliza beirã.

Apesar de com pouca qualidade, a insistência atacante do Leixões mostrou frutos com Calasan, a redimir-se do erro no golo academista e reduziu a diferença para 2-1 aos 78’, após canto cobrado no lado direito por Thalis Henrique. A chuva começou a cair abundantemente e o Fontelo sofreu mesmo com um balde de água fria com o golo do empate. Mais uma bola parada. Miguel Silva, um dos mais inconformados com a desvantagem dos de Matosinhos a corresponder bem de cabeça a uma bola de Thalis Henrique, colocada com maestria para o centro da área, aos 89’. O feito deu animo ao Leixões que ainda tentou a reviravolta, mas o jogo acabaria mesmo com o empate.

O Académico falha a quinta vitória seguida e mantém-se na 11ª posição da tabela classificativa com 10 pontos, em igualdade pontual com o adversário desta tarde. Naquela que irá ser a décima jornada da competição, os viriatos deslocam-se até Rio Maior, para defrontar a UD Vilafranquense. Já o Leixões, que não vence para a Liga Portugal 2 Sabseg desde agosto, continua no 10º lugar, como já referido, com 10 pontos em nove jogos. Na próxima segunda-feira (24), o conjunto matosinhense vai receber no Estádio do Mar a formação do CD Tondela.

Destaques Positivos

Clóvis (Académico) – Ao contrário do jogo contra o Oriental, hoje deu-se pelo atacante. Matador nas duas oportunidades que teve nos pés ajudou o Académico a pelo menos conquistar um ponto.

Toro (Académico) – O hondurenho foi durante todo o jogo o homem mais imperativo dos beirões. Com o Académico a jogar com 10 homens, o avançado fez vários quilómetros nas recuperações defensivas e na saída para os contra-ataques, sempre muito seguro com e sem bola nos pés.  Thalis Henrique (Leixões) – Exímio no capítulo do passe e na organização ofensiva, foram dos pés do mágico 30 leixonense que foram criados os dois golos da sua equipa.

Destaque Negativo

Nduwarugira (Académico) – Sem fazer muitas prestações brilhantes até esta jornada, o médio que hoje defrontou a sua antiga equipa cometeu uma falta imprudente e deixou os viseenses em inferioridade numérica durante quase todo o encontro.

a