Viseu renova-se como “Município Parceiro Eco-Escolas”no dia em que 16 escolas recebem Bandeira Verde

Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiu diversas escolas do país no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022. Este que é maior encontro nacional na área da Educação Ambiental decorreu na passada quarta-feira, dia 12 de outubro, em Valongo.

Imagens de Teresa Neves e José Macedo

No ano em que se comemoram os 25 anos das Eco-Escolas, Viseu volta a destacar-se no programa com 16 estabelecimentos de ensino do concelho a receberem, pelas mãos da Associação Bandeira Azul da Europa, a Bandeira Verde. Estes prémios reconhecem o trabalho das escolas que concretizam objetivos ambientais com os quais elas próprias se comprometem no início do ano letivo. No ano letivo 2021/2022 existiam temas tais como “Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, “Economia Circular” e “Alimentação Saudável e Sustentável”. Para além destes motes as escolas devem preocupar-se ainda com os Resíduos, a poupança de Água e de Energia.

As premiadas este ano foram as Escolas Básicas D. Luís de Loureiro, Aquilino Ribeiro, Jugueiros, Infante D. Henrique, do Viso, Dr. Azeredo Perdigão, de Mundão, Grão Vasco e João de Barros; o Colégio da Imaculada Conceição; as Secundárias de Emídio Navarro, Alves Martins e Viriato; as Profissionais Profitecla e Projeto Plural; e ainda a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A Câmara Municipal de Viseu também renovou o seu certificado como “Município Parceiro Eco-Escolas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, destaca esta conquista para Viseu que “reflete o compromisso das gerações mais novas para com o ambiente e a qualidade de vida. Para nós, enquanto autarquia, é com bons olhos que vemos distinguido o trabalho de toda a comunidade escolar ao longo do ano letivo, a nível nacional”.

O encontro em Valongo reuniu mais de 2500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.

O Vereador do Ambiente e Educação do Município de Viseu, Dr. Pedro Ribeiro, enaltece “todo o esforço e empenho da comunidade escolar no desenvolvimento e concretização destes projetos” o Vereador não tem dúvidas de que os “professores e educadores são a verdadeira força motriz destas iniciativas, pelo que é de realçar o trabalho realizado junto dos alunos para hoje alcançarmos esta distinção que tanto nos engrandece”.

O programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido pela ABAE em Portugal desde 1996. Incentiva ações e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O encontro em Valongo reuniu mais de 2500 crianças de todo o país onde foi atribuída a Bandeira Verde a 1898 estabelecimentos escolares, de 243 municípios.