Taça de Portugal: Serviços mínimos garantem 16 avos ao Académico

O Académico de Viseu recebeu neste sábado (15) a equipa do Oriental, a contar para a 3.ª eliminatória da prova rainha do futebol português. A vitória acabou por sorrir aos viseenses por 1-0, com o único golo do encontro a ser marcado por Quizera, na passagem dos 5 minutos de jogo.

Por Bianca Leão

A arte de dominar… ou o culpa de se deixar mandar

Aquela que seria a quarta vitória consecutiva da equipa de Viseu, começou com bastante domínio pelos vestidos de negro. Comando do jogo esse, bastante consentido pela equipa de Lisboa, que pagou a fava aos 5’ após uma excelente jogada de envolvimento do ataque academista. Quizera, a passe de Toro desviou do guardião André Marques e assim inaugurou o marcador

Ambos os treinadores foram com tudo para este encontro, mal havendo mudanças no onze das duas equipas em comparação ao seu último jogo. Apesar da equipa orientada por Jorge Costa mandar na partida, por falta de acerto e clarividência no último terço ofensivo não houve mais golos na primeira parte. Isto apesar das visíveis dificuldades sentidas pela linha defensiva dos homens de Marvila em segurar os ataques viseenses, especialmente pelas alas.

Equilíbrio ou apenas aborrecimento?

As entradas de Gautier Ott e Mesquita para o lado viseense, em virtude do já amarelado Yuri e Bandeira, faziam adivinhar mais perigo ofensivo para o lado beirão. Tal não aconteceu. Apesar de débil, a equipa que atualmente joga na 1ª Distrital de Lisboa subiu as linhas e tentou jogar jogo pelo jogo nesta segunda metade do encontro, com algum sucesso diga-se.

De facto, o Académico tinha mais ataques, mas muito mal contruídos. O Oriental às vezes ia lá à frente, mas a falta de qualidade atacante era evidente. Nota para os cerca de 500 adeptos academistas que foram assistir à partida, que apesar desta segunda parte aborrecida, nunca se cansaram de puxar pela equipa.

Devagarinho a partida foi-se aproximando do seu término sem grandes ocasiões de alarme para nenhuma das balizas. O jogo não acabaria sem antes Mesquita, colocado em jogo no reinício da partida, ser expulso diretamente após uma entrada dura sobre o adversário, encima do minuto 90. A partida encerrava-se com um golo de diferença, que em nada espelha a diferença de três escalões que separam estes dois emblemas.

Independentemente da qualidade de jogo, a quarta vitória seguida chegou mesmo para os lados de Viseu. Na quarta-feira (19), o Académico vai receber o Leixões no Fontelo,  naquela que vai ser a nona jornada da Liga Portugal 2 Sabseg.

Já o Oriental agregou a primeira derrota da época. Resta aos guerreiros de Marvila o seu grande objetivo para a temporada, a tentativa de regressar ao Campeonato de Portugal.

Destaques Positivos

Famana Quizera e Igor Milioransa (Académico) – Foram sempre os jogadores mais esclarecidos da turma academista. Quizera empolgadíssimo na frente do ataque e Milioransa na sua segurança, tanto defensiva e ofensivamente, foram os destaques do Académico.

Fábio Arcanjo (Oriental) – Espante-se um médio desta qualidade disputar um campeonato distrital. Exímio no passe e nos posicionamentos a meio-campo dava muito jeito a equipas de ligas superiores. Foi um pilar no equilíbrio da equipa lisboeta.

Destaques Negativos

Clóvis (Académico) – O melhor marcador academista, até ao momento, neste jogo passou completamento ao lado. Posicionamentos e decisão no terço ofensivo beirão foram os grandes pecados do avançado brasileiro.

João Afonso (Árbitro) – O senhor do apito, que viajou desde Bragança, em muito se desviou das novas diretrizes da FPF. Cedeu em grande escala à pressão dos jogadores e qualquer toque era assinalado como falta, o que acabou por quebrar (e muito) o ritmo do jogo.

a