Xaréu recebeu Prémio de Reconhecimento

No passado dia 21 de Abril, Moimenta da Beira foi palco da quarta edição da Gala do Desporto, que este ano teve a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Esta iniciativa partiu da Câmara Municipal, com o objetivo de homenagear e reconhecer os melhores da região.

Os prémios foram entregues na reta final desta gala e a distinção mais aguardada era o prémio de Reconhecimento, que foi entregue a Paulo Jorge Menezes, mais conhecido por Xaréu e que já treinou em Portugal, Espanha, Panamá, Laos e India. Xaréu estudou na mesma universidade que José Mourinho e foi treinador de Aizawl FC, uma equipa que faz parte de uma das duas ligas principais de futebol da Índia, a par da ‘Superliga’. Para José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, o treinador foi um justo vencedor deste prémio, “pelo homem que conhecemos e pelo orgulho que temos em ele ser nosso conterrâneo”.

O prémio de equipa do ano foi para o Centro social e cultural de Sever, enquanto Leonor Pinto foi eleita a Atleta do Ano Feminino Sub 13 e Gonçalo Magalhães o Atleta do Ano Masculino formação Sub 13. Os prémios foram ainda para a Atleta do Ano Feminino em Formação, Carolina Ambrósio, Atleta do Ano Masculino em Formação, David Soares, Atleta Revelação Feminino, Andreia Cruz, Atleta Revelação Masculino, João Teixeira, e Atleta do Ano Masculino Sénior, Francisco Bondoso.

Já a distinção de Treinador do Ano foi para Manuel João, enquanto que o prémio para Dirigente do Ano foi entregue a José Carlos Rocha, que viu toda a sua equipa subir ao palco para o felicitar.

Os anfitriões desta gala foram Ricardo Pereira e Andreia Fernandes Correia, que defenderam uma maior promoção da prática desportiva e estilos de vida mais saudáveis. Após o momento de abertura, que contou com a “Dança criativa”, grupo composto por crianças e adolescentes ensinados por David Centeio, subiram ao palco o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o secretário de Estado.

O autarca destacou o bom desenvolvimento desportivo e evidenciou que, sem os dirigentes dos respetivos clubes, e sem a população, “nada disto seria possível”. “Nesta Gala pretende-se uma união à volta do desporto, mas também à nossa volta. Os valores do desporto colocam-se na vida das pessoas todos os dias”, defendeu José Eduardo Ferreira.

O presidente do município de Moimenta da Beira aproveitou o momento para apelar ao secretário de Estado acerca da necessidade da ampliação de certos estabelecimentos desportivos é necessária. João Paulo Rebelo afirmou que concordava totalmente com tudo aquilo que teria sido dito ali naquele momento. O secretário de Estado vê o presidente como “um amigo, alguém desta comunidade onde para ele o mais importante são as pessoas”.

No decorrer da gala tiveram lugar diversas homenagens, como no caso das Modalidades de Desporto. “Aikido”, uma arte marcial japonesa, foi uma das modalidades em destaque, com um especial agradecimento ao seu treinador, Ricardo Abreu. Foram ainda destacados os trilhos da maçã do Clube Desportivo de Leomil, que participou em 33 provas, sete das quais oficiais, tendo estado no pódio várias vezes.

Também foi realçado o trabalho de cardio fitness e musculação, através do 2FIT GYM, de culturismo, com destaque para os atletas André Pereira e Miguel Correia, e de dança arabesque, uma atividade que abrange crianças dos 3 aos 18 anos e ensina estilos de música como é o caso de Ballet, hip hop, jazz e dança contemporânea.

A modalidade de setas também  não só devido á presença de cerca de 80 atletas mas também devido á equipa Demo Dart´s, Para além destes Judas 4×4 uma modalidade de todo o terreno pertencente á secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil que colocou também a região na linha da frente do triatlo nacional com o especial agradecimento ao seu dirigente José Luís Rosário e também aos seus participantes.

 

Várias outras associações foram homenageadas nesta gala que teve duração de cerca de 2 horas, com direito a duas pausas animadas por Catarina Rocha na voz, Tiago Santos na guitarra portuguesa e João Paulo na viola.

 

Texto: Ana Filipa Pimenta

Imagem: Município de Moimenta da Beira

a