Preços do alojamento estudantil aumentam mais de 20% na Madeira

O ano letivo de 2022/2023 foi o ano com o segundo maior número de colocados de sempre no Ensino Superior, com mais de 50.000 candidatos na primeira fase. Foi apresentado um aumento de 7.7% no preço médio desde o início do ano, de acordo com o último relatório do Observatório de Alojamento Estudantil.

Por Ricardo Fonseca e Simão Reis

A Madeira foi a região que registou uma maior variação, com 22.1%, em contraste com Portalegre, que teve uma variação de -2%, sendo a maior descida do país. As metrópoles portuguesas, Lisboa e Porto, sofreram aumentos de 8.9% e 17%, respetivamente. A cidade universitária, Coimbra, apresentou 8.7% de variação.

O aumento sentido no país teve uma consistência regular. A zona Norte e Centro de Portugal teve aumentos de 6.8% e 6.7% respetivamente, apresentando uma semelhança. A Área Metropolitana de Lisboa e zona do Alentejo sofreram aumentos igualmente semelhantes, com 9.5% na zona da capital, e de 9.1% na zona ribatejana. O Algarve foi o aumento mais pequeno, com 4.8%, e as ilhas viram aumentos exponenciais, com os Açores a sofrer menos, com um valor de 8.7% e a Madeira com 22.1%.

A capital do país dispôs 764 quartos, com um preço médio de 381 euros, com valores que podem chegar aos 600 euros. A cidade do Porto apresentou um valor médio ligeiramente mais baixo, mas o valor máximo ronda os 700 euros, para os ainda 337 quartos disponíveis. Em Viseu estão no mercado 69 quartos, com o valor médio nos 151 euros, tendo sido o máximo 222 euros.

Nos arquipélagos, o Funchal registou um preço médio de 287 euros, com valores a variar os 190€ e 487€, com 14 quartos destinados a estudantes, enquanto que em Ponta Delgada o valor médio foi registado nos 237€, com valor máximo de 350€ e mínimo de 141€, com o mesmo número de quartos do Funchal.

Em Coimbra, a capital universitária registou valores médios de 199 euros, com máximos a chegar aos 340 euros e mais de três centenas de quartos disponíveis.

Estes dados foram apresentados no início do mês de Setembro pelo Observatório de Alojamento Estudantil.