Desemprego: um reflexo das disparidades de género

Segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), referentes ao mês de setembro, há mais mulheres em situação de desemprego do que homens.

Por Eva Pais

Analisando os dados do mês passado disponibilizados pelo IEFP, no Continente, há um total de 165 223 homens em situação de desemprego e 218 671 mulheres, ou seja, há mais 53 118 mulheres desempregadas.

A região do Norte e de Lisboa, são as mais preocupantes com mais 26 672 e 16 036 (respetivamente) mulheres sem emprego. Há apenas 4 concelhos na região Norte, que contrariam os números sendo eles: Alijo, Boticas, Montalegre, Murça e Valpaços, e 2 concelhos na região de Lisboa: Mação e Sobral de Monte Agraço.

A região do Centro e do Alentejo, destacam-se pelo maior número de concelhos que contrariam a disparidade de género, como por exemplo Seia e Oliveira do Hospital, no Centro e Castro Verde e Sines, no Alentejo. Mesmo assim, há mais 6770 (região Centro) e 1694 (região Alentejo) registadas como desempregadas.

Apesar do menor número de concelhos, na região do Algarve, há apenas um em que o número de homens supera o número de mulheres. Alcoutim tem mais 6 desempregados, do que desempregadas.

De ressaltar os casos de Vimioso e Penamacor, que conseguem ter o mesmo número de pessoas no desemprego (independentemente do género), e os casos de Castro Verde, Sines, Seia e Alijo, os únicos com uma diferença maior de 20 pessoas do género masculino em desemprego.

a