Dia Aberto de Produtores dá a provar gastronomia, a partir de produtos hortofrutícolas sustentáveis

A Escola Superior Agrária de Viseu, em parceria com a Junta de Freguesia de Viseu, vai promover, no próximo dia 2 de julho, o Dia Aberto de Produtores de Viseu, uma iniciativa inserida no projeto Caravana AgroEcológica em parceria com o Chef António Alexandre e a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que se realizará em simultâneo com o Mercado Indo Eu, na Rua da Paz, em Viseu.

Os Dias Abertos de Produtores permite aos visitantes conhecer os produtores hortofrutícolas cujas práticas são sustentáveis (produzem alimentos ao mesmo tempo que regeneram o solo, o ciclo da água e preservam a biodiversidade). Os produtores poderão, assim, para falar sobre o seu projeto, os seus produtos e a sua forma de distribuição (em circuitos curtos).

Simultaneamente, o público terá oportunidade de provar pratos elaborados a partir dos produtos trazidos pelos produtores, confecionados por um Chef, com o apoio de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, enquanto conversa com os produtores, com o Chef e os alunos da Escola de Hotelaria sobre temas relacionados com a importância de um Sistema Alimentar Sustentável.

Participam no evento oito produtores/projetos, que produzem em Modo de Produção Biológico: Championjungle cogumelos, Horta de Deméter, Paula Marques, Queijaria Povolide, Quinta Barcelo, Quinta D’Oiro e Cynatura e Sebastião Machado. São convidados o Chef Luís Almeida e o Chef António Alexandre, que confecionarão as propostas gastronómicas, com o apoio dos estudantes do Instituto Politécnico de Viseu e da Escola Profissional Mariana Seixas.  

No âmbito do trabalho de doutoramento em agroecologia, a decorrer na Escola Agrária de Viseu, estão a ser organizadas várias atividades da Caravana AgroEcológica (https://caravanaagroecologica.weebly.com/), com o objetivo de contribuir para sistemas alimentares mais conscientes e mais sustentáveis ambiental, social e economicamente – através do fortalecimento de relações de proximidade e confiança entre produtores e consumidores.   

Nos últimos quatro anos já foram realizados quatro Dias Abertos de Produtores (DAP), mas esta é a primeira vez que o evento se realiza em Viseu. A iniciativa irá ocorrer entre as 10h00 e as 17h00, na Rua da Paz, no centro de Viseu, estando prevista uma hora de prova entre as 12h e as 13h00. 

a