Educação e municípios de mãos dadas no Encontro Nacional da Rede das Cidades Educadoras

Painéis possibilitaram debate e reflexão sobre os atuais desafios sociais e educativos. Cerca de 100 municípios portugueses marcaram presença

Viseu acolheu na terça-feira, dia 3 de junho, o “Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras”. No Solar do Vinho do Dão, o Município de Viseu e a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) promoveram painéis de debate e atividades sobre a construção de cidades mais educadoras e mais justas. A iniciativa permitiu também realizar a reunião anual com os mais de 100 representantes dos municípios que pertencem à Rede.

Na sessão de abertura esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o vereador da Educação do Município de Lisboa, Diogo Moura, como representante da cidade que coordena a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, e o vereador do Ambiente, Educação e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro.

Durante a abertura dos trabalhos, o presidente da autarquia referiu: “Viseu é a Melhor Cidade para Viver porque tem criado mais e melhores condições de vida para quem cá vive, para quem nos visita e para quem se pretende instalar na nossa cidade. Estamos, diariamente, a colocar no terreno projetos e programas que sirvam melhor as nossas populações”, salientando que todas as políticas do Executivo Municipal estão assentes na contínua “melhoria da qualidade de vida” de todas as gerações.

Para Fernando Ruas, estes encontros são uma mais-valia e uma verdadeira ferramenta para chegar às populações, dado que permitem envolver a comunidade nas decisões que transformam um território. “Viseu afirma-se como sendo uma Cidade Educadora que aposta na educação formal e não formal”, acrescentou.

Além de apresentações, realizadas por parte de representantes das unidades orgânicas da Câmara Municipal de Viseu, sobre vários programas municipais em curso no concelho, o dia contou com apresentações por parte do criador do conceito de Cidade Educadora, Juan Manuel del Pozo, e da coordenadora da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, Carla Calado.

Ao longo de todo o encontro, os participantes tiveram também a oportunidade de participar em painéis de reflexão sobre o compromisso da Cidade Educadora, numa reunião da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) e em momentos culturais.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras constitui-se como uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais educadoras e mais justas. A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as Cidades Educadoras trabalham para que a educação formal e não formal seja o eixo transversal de todas as políticas locais.

a