Quinta da Cruz, em Viseu, volta a acolher o Festival EDUCARTE

Iniciativa vai decorrer entre os dias 7 e 9 de junho e junta centenas de participantes de várias escolas do distrito

Amanhã, dia 7 de junho, tem início mais uma edição do “EDUCARTE – Festival das Práticas Artísticas”, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, em Viseu.

Ao longo dos três dias de festival, de manhã e à tarde, quase 600 participantes, provenientes de 11 escolas, jardins de infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho – e também distrito -, vão poder aproveitar dezenas de atividades e oficinas criativas que juntam as artes visuais e performativas e a natureza numa só experiência, de caráter lúdico-pedagógica.

Nesta edição, os desafios levarão os participantes pelos trilhos da Quinta da Cruz, à descoberta da sua biodiversidade, mas também pela aprendizagem e prática de técnicas artísticas como a modelagem em barro ou a cianotipia, o sopro em gotas de tinta e outros trabalhos manuais.

Este projeto, no qual será posta à prova a criatividade e a imaginação de todos os grupos, conta com a colaboração dos mediadores Joana Mendonça, Zé Pedro (Quinta Oficina), Gabriel Silva (ASPEA), Luís Branco, Teresa Eça (APECV) e ainda outros elementos da Escola Secundária Viriato.

Na quinta-feira, dia 9 de junho, pelas 18 horas, vai ter lugar a cerimónia de encerramento, com o espetáculo de teatro com música ao vivo “As Ideias são como as Sementes”, de entrada gratuita e dirigido ao público em geral.

“Não te sentes, confortavelmente, a assistir a esta inquietante aventura, arregaça as mangas e envolve-te nesta missão que também é tua. A personagem desta história é desafiada pela sua avó, numa graciosa metáfora sobre esta grande família chamada Natureza. Vamos ajudá-lo nesta viagem e descobrir a melhor maneira de fazer esta ideia germinar nos corações, pois há ainda oportunidades para vivermos num Mundo Melhor” é o mote para este espetáculo que será protagonizado pela Quinta Oficina.

O “EDUCARTE – Festival das Práticas Artísticas” é organizado pelo Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, e pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Visa envolver a comunidade na criação artística, promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social, ao mesmo tempo que promove a arte nas suas várias vertentes.