Secretária de Estado visita centro de Portugal no âmbito do Turismo Sustentável

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, visitou algumas localidades do Centro do país, no dia 19 de maio, com o intuito de conhecer novos projetos dinamizados em prol da sustentabilidade.

Por Beatriz Mota e Mafalda Madeira

Vouzela, o primeiro concelho português certificado como município sustentável, apresentou à secretária Rita Marques novas iniciativas em curso e outras já projetadas. Ainda na cidade de Viseu, a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, acompanhou a visita ao concelho do Caramulo dando a conhecer espaços emblemáticos, atualmente abandonados, que esperam uma requalificação e restituição.

Em Leiria, o último ponto de visita, a secretária de estado Rita Marques, visitou o Instituto Politécnico, onde assinou o protocolo de parceria para a criação do Observatório de Turismo Sustentável do Centro. Este é um órgão fundamental, concebido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, o Turismo de Portugal e o Turismo Centro de Portugal, dedicado à análise da atividade turística da região Centro e que fornece informação a empresas e organizações.

Rui Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, realçou que “o Turismo é uma área estratégica para Portugal, à qual é fundamental acrescentar valor, pela via do conhecimento, formação e investigação. Esperamos que o Observatório seja o reflexo da região Centro, que é uma região inovadora e cada vez mais sustentável”.

Ainda em defesa do projeto do Observatório de Turismo Sustentável do Centro, Teresa Monteiro, presidente do Turismo Centro de Portugal, declarou que “um dos vetores da missão do Turismo de Portugal é o desenvolvimento económico, social e ambiental de todo o território, para posicionar Portugal como um dos destinos mais sustentáveis do mundo”.

Rita Marques finalizou a visita, destacando ainda que “o Observatório pode ser uma ferramenta fundamental para concluir que o Turismo é uma indústria do bem, que causa impactos positivos nos territórios.”.