Escola da Noite celebra 30 anos com exibição de quatro espetáculos

A companhia de teatro de Coimbra, A Escola da Noite, arranca o ano de comemorações de 30 anos de existência com a exibição de quatro espetáculos entre os meses de janeiro e de abril.

Por Sofia Simão

O ciclo é denominado “Trabalhos da Casa”, pois permite ver ou rever as peças de Gil Vicente, Matéi Visniec e Gonçalo M. Tavares.

O ciclo das comemorações do aniversário começa com dois espetáculos, em coprodução com o Centro Dramático de Évora (Cendrev).

No Teatro da Cerca de São Bernardo são apresentados “Embarcação do Inferno”, estreado em 2016, e “Floresta de Enganos”, estreado no mês de dezembro, em Évora. Estes dois espetáculos “exprimem uma das marcas mais distintivas do repertório da companhia  – a exploração da obra vicentina” e o desafio de encontrar “novas formas para textos antigos”.

Seguem-se as apresentações dos espetáculos “Palhaço velho, precisa-se”, de Matéi Visniec, e “Cidade, Diálogos”, a partir da obra de Gonçalo M. Tavares.

A Escola da Noite fez o seu primeiro aparecimento público no dia 27 de março de 1992, com a estreia de “Amado Monstro”, de Javier Tomeo.

O ciclo arranca no dia 13 de janeiro, em Coimbra, com a estreia de “Floresta de Enganos”.

A peça “Embarcação do Inferno” é apresentada de 15 a 27 de fevereiro e “Palhaço velho, precisa-se” de 24 de março a 3 de abril.

O espetáculo encerra com “Cidade, Diálogos”, de 14 a 30 de abril. O programa completo de comemorações dos 30 anos vai alongar-se até dia 27 de março de 2023.