EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Inaugura Exposição “Economia Europeia”

No âmbito da “EUROPE DIRECT WEEK”, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões promoveu, na passada terça-feira, dia 23 de novembro, a sessão de abertura da Exposição “Economia Europeia”.

Por Luís Silva

A exposição centra-se no debate dos principais temas e desafios que marcam a construção do projeto europeu, destacando-se a “Bazuca Europeia”, a “Neutralidade Carbónica” ou a “Transição Climática”.

Tendo sido desenvolvida por estudantes de licenciatura de Economia da Universidade de Aveiro, a “EUROPE DIRECT WEEK” iniciou-se no dia 22 de novembro e termina hoje, dia 26. O principal objetivo é a dinamização de um conjunto de atividades relacionadas com a União Europeia no território de Viseu Dão Lafões e Aveiro.

O open day desta semana europeia ficou marcada por uma visita dos cidadãos ao Centro EUROPE DIRECT, para além da criação de um “Espaço Europa”, em cada uma das bibliotecas que constituem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL). Estes espaços vão facilitar aos habitantes dos 14 municípios o acesso, na respetiva biblioteca municipal, a um conjunto de conteúdos e material relativo a temáticas de âmbito europeu.

Esta é uma exposição que, segundo Fernando Ruas, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, “é extremamente importante, na medida em que há um desconhecimento muito grande, por parte dos cidadãos, do que é a União Europeia, e esta é uma forma muito eficaz de dar a conhecer aqueles que são os grandes temas da UE”.

Já Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salienta que esta semana procura “consciencializar a comunidade local relativamente aos grandes temas e instituições da União Europeia”. A aproximação dos cidadãos aos temas europeus é uma das formas que, para Nuno Martinho, viabilizar “o debate sobre o futuro da Europa”.

Por último, Marta Dias, professora de Economia Europeia da Universidade de Aveiro, considera que a colaboração desenvolvida entre a Universidade e o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões tem sido benéfica, no sentido em que “tem contribuído para a aproximação, não só, dos alunos universitários, mas também dos cidadãos, aos grandes temas europeus”. No site www.europedirect.cimvdl.pt, até ao dia 26 de novembro (sexta-feira), está disponível o “Espaço Aberto”, uma plataforma online onde os todos os cidadãos são convidados a deixar o seu contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.