Mundial 2022: Balde de água fria aos 90 minutos, obriga Portugal a disputar o “play-off”

Renato Sanches fez o único golo de Portugal aos 2 minutos da partida. Após isso, a seleção portuguesa teve sempre bastante dificuldade e foi mesmo a seleção da Sérvia, aos 90 minutos, quem acabou por fazer o 2-1 e garantir a passagem direta ao Mundial de 2022.

Por Tânia Chaves

A seleção nacional esteve abaixo do expectável e não confirmou o acesso direto para o mundial. Um empate chegava para a seleção nacional passar, mas pedia-se mais ambição à equipa de Fernando Santos. Numa entrada bem-sucedida por parte da equipa da casa, Renato Sanches inaugurou o marcador e fez reviver o “sonho” do apuramento. O golo do empate surgiu aos 33 minutos, por Dusan Tadic, capitão da Sérvia.

Com Portugal a atacar, mas sem conseguir finalizar da melhor maneira, a Sérvia disse “presente” no jogo aos 90 minutos. O golo surgiu numa jogada construída por Tadic, com Mitrovic a cabecear para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Num jogo em que Bernardo Silva, Nuno Mendes, João Cancelo, João Moutinho, Renato Sanches, José Fonte e Diogo Jota regressaram ao 11 inicial, a equipa portuguesa entrou a vencer, mas a Sérvia deixou vários avisos à baliza defendida por Rui Patrício, durante todo o jogo.

 Com Pepe de fora, por castigo, Fernando Santos tirou de jogo João Moutinho, Bernardo Silva, Diogo Jota e Renato Sanches, para as entradas de João Palhinha, Bruno Fernandes, João Félix e Ruben Neves.

O “play-off” de acesso ao Mundial de 2022, no Catar, acontece em março do próximo ano, com Portugal obrigado a garantir pontos para carimbar a presença na maior competição de seleções.

a