Município de Viseu lança aplicação e novo site do MUV

Esta segunda-feira, 21 de junho, o Município de Viseu apresentou a nova aplicação e o novo site do MUV (Mobilidade Urbana de Viseu). O momento decorreu no Interface do Hospital e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, e do vice-presidente e responsável pelas funções da Mobilidade e Transportes, João Paulo Gouveia.

Por Mariana Fernandes

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu

Segundo Conceição Azevedo, «a nova APP do MUV, com todas as suas funcionalidades, vem confirmar o posicionamento de Viseu como smart city. O nosso sistema de transportes é agora mais simples, integrado e inovador».

Marcar uma viagem de Telebus, saber a localização dos autocarros em tempo real, carregar passes e bilhetes pré-comprados, descobrir o melhor trajeto para realizar uma viagem de transportes públicos e saber, previamente, se há lugares vagos nos parques de estacionamento da cidade são algumas das funcionalidades apresentadas e que já estão à disposição dos viseenses.

Já o vice-presidente, João Paulo Gouveia, afirma que o Telebus é a grande novidade de aplicação e «é o sistema de transporte a pedido para as Freguesias de baixa densidade».

Com a APP e através do novo site do MUV, os utilizadores podem agendar viagens entre o centro da cidade e determinados pontos das Freguesias de Calde, Cavernães, Côta, Ribafeita, S. Pedro de France e União de Freguesias de Barreiros e Cepões. Selecionam o ponto de partida e de destino desejados, decidem se querem partilhar a viagem e dirigem-se ao ponto de partida na data marcada. No final da viagem, pagam ao condutor.

O Telebus também está disponível para os utilizadores que não possuam acesso à internet ou um smartphone. Neste caso, devem solicitar a ajuda da respetiva Junta de Freguesia para efetuar o registo na plataforma do MUV. A partir do registo, os utilizadores passarão a poder agendar estas viagens via chamada telefónica. 

No que toca aos autocarros, a APP mostra aos utilizadores a localização dos veículos em tempo real. Também permite a consulta dos horários e das paragens de todas as linhas concelhias e urbanas. É também possível carregar passes e bilhetes pré-comprados na APP, função que promove a digitalização e simplificação deste procedimento.

O MUV Park permite consultar a localização, lotação, horários e tarifas dos Parques e Zonas de Estacionamento do centro da cidade. No caso dos Parques fechados, é possível consultar os lugares disponíveis em tempo real. Já o MUV Bike, a aplicação mostra os troços da Rede Urbana de Ciclovias, cuja primeira fase de construção já se encontra a decorrer.

No futuro, o Município implementará o serviço de “Bike Sharing”, que também funcionará através da aplicação e permitirá consultar os pontos de interesse turístico da cidade e saber quais os que se encontram mais próximos da localização atual de quem a utiliza. O mesmo acontece para os postos de combustível da cidade, incluindo os respetivos horários.

 Para utilizar a APP, o utilizador só precisa de a descarregar para o seu smartphone e registar-se. É gratuita e possui uma versão para Android e outra para iOS.

O sistema foi desenvolvido pela Softinsa em estreita articulação com o Município de Viseu. A empresa é especialista em serviços de gestão e desenvolvimento de aplicações e é uma subsidiária da IBM, que possui um Centro de Inovação em Viseu.

Toda a informação sobre a APP MUV Viseu está disponível para consulta em www.muv.pt.

a