Viseu acolhe exposição itinerante de sensibilização ambiental

Na passada sexta-feira, dia 4 de junho, teve lugar na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, a inauguração da exposição itinerante “O Futuro é Amanhã!”. A sessão contou com a presença de Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Por Luís Silva

Momento da inauguração

Esta é uma iniciativa que, segundo a CIM Viseu Dão Lafões, “procura dar resposta à necessidade de consolidar e divulgar os resultados patentes no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas”. O principal objetivo do projeto “O Futuro é Amanhã!” é motivar à reflexão, debate e divulgação do problema das alterações climáticas, e reúne todos os alunos, professores e famílias dos 14 municípios que compõem a CIM Dão Lafões.

Enquanto espaço privilegiado e inovador de promoção educativa quanto à temática das alterações climáticas, esta exposição, a partir de questões e desafios, tenta captar a atenção da comunidade escolar na adoção de atitudes e comportamentos que atenuem ou reduzam os impactos negativos deste problema ambiental no território.

De acordo com Nuno Martinho, “esta exposição itinerante afigura-se como uma mais-valia na sensibilização da população para a adaptação às alterações climáticas na Região Viseu Dão Lafões”.

O Secretário Executivo da CIM conclui dando ênfase ao importante papel que a comunidade exerce em relação à educação ambiental. “Atendendo aos eventos climatéricos a que temos assistido, a CIM adotou uma estratégia com vista a desenvolver uma literacia ambiental capaz de introduzir os conceitos de adaptação às alterações climáticas no nosso território”, afirma.

A exposição itinerante “O Futuro é Amanhã!” pode ser visitada na Quinta da Cruz, em Viseu, até ao dia 11 de junho.