Vacinação: População prefere ser contactada pelo Centro do Saúde do que o autoagendamento

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos entrou em vigor no dia 27 de maio. A marcação deverá ser efetuada a partir do portal da Direção-Geral da Saúde e a equipa de Jornalismo saiu às ruas de Viseu para ouvir a opinião da população.

Por Mariana Loureiro, Mariana Mendes e Raquel Pinheiro

Cláudia Freitas, de 44 anos, ainda não foi vacinada, mas pretende receber a vacina assim que for contactada. A cidadã viseense considera que “seria dispensável o autoagendamento das vacinas, porque os centros de saúde têm tudo o que é necessário para fazer essa comunicação com a população”. Contrariamente à situação que entrou em vigor no dia 27 de maio, Cláudia Freitas conta que, no caso dos seus pais, “foi o centro de saúde que lhes comunicou da segunda vez da dose da vacina”. Cláudia Freitas afirma ainda que a sua opinião é partilhada com pessoas conhecidas, “porque, no caso das pessoas de idade, é muito mais fácil serem informadas por telefone do que estarem a solicitar a alguém para lhes fazer o agendamento”.

Amélia Melhorado, de 47 anos e natural de Vila Nova de Foz Côa, teve conhecimento da vacinação através da rádio. A entrevistada confessa que ainda não foi vacinada e que no início se sentia receosa em relação à toma da vacina, mas admite que é a melhor opção porque “previne outras doenças”. Em concordância com Cláudia Freitas, Amélia Melhorado é da opinião de que “é melhor o centro de saúde ligar para as pessoas”.

Em entrevista com Maria Cristina e Maria Ruas, de 19 e 18 anos respetivamente, as estudantes revelam ter conhecimento sobre a vacinação através de comentários dos pais e da televisão. Maria Cristina sustenta que “é mais fácil ser a população a fazer a marcação pelo Portal da Covid-19, porque, muitas vezes, o agendamento não é compatível com o horário de trabalho das pessoas”. As jovens são a favor da vacina e pretendem ser vacinadas.

Portugal espera receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. A faixa etária dos 40 aos 49 anos prepara-se para a toma da vacina, prevista para a semana de 6 de junho e o grupo dos 30 aos 39 anos para finais de junho.