Politécnico de Viseu promove formação de garantia de qualidade com a atribuição de bolsas

No âmbito do concurso dos apoios especiais, o Politécnico de Viseu (PV) promove, a partir de outubro, o projeto “Capacitar para a Qualidade”. Esta formação é destinada a estudantes universitários e tem como objetivos desmistificar o sistema interno de garantia de qualidade, promover e recompensar a participação mais ativa e implementar boas práticas. As inscrições estão abertas até 31 de maio e os participantes terão direito à atribuição de uma bolsa.

Por Luís Silva

“Capacitar para a Qualidade” procura contribuir para um melhor desempenho do sistema interno de garantia da qualidade do Politécnico de Viseu, através da atribuição de um prémio de boas práticas e, desta forma, garantir a continuidade à sua certificação. “Prevê-se a atribuição de prémio(s) de boas práticas a departamento(s) e/ou serviço(s) do PV, até um máximo de quatro, no valor global de quatro mil euros, traduzidos pela atribuição de verba para a aquisição de bens e/ou serviços pelos mesmos”, completa o estabelecimento de ensino superior público.

Para os estudantes, está prevista a atribuição de 15 bolsas de participação, no valor de 200 euros cada uma, a dez alunos matriculados no PV (dois por escola) e a cinco externos. No caso de querer participar, o formulário de inscrição está disponível em http://events.ipv.pt/kcq/ até 31 de maio.

O objetivo desta formação será medido através da verificação da evolução dos indicadores de desempenho do sistema e dos resultados apresentados nos relatórios das diferentes áreas. Será igualmente avaliado o interesse da comunidade em relação ao projeto através da medição de candidaturas efetivas relativamente ao número esperado.

“É essencial formar a comunidade académica, tornando-a mais conhecedora e crítica, promovendo a participação ativa e a implementação de boas práticas. Só assim será possível evoluir para sistemas de garantia da qualidade mais inovadores”, conclui o PV.

Orientada por Luísa Cunha, responsável do projeto, a equipa do “Capacitar para a Qualidade” é constituída por estudantes, colaboradores e docentes do Politécnico de Viseu, para além do parceiro internacional Ali Sinağ, coordenador da Qualidade da Universidade de Ancara, na Turquia.

O Politécnico de Viseu é constituído pela Escola Superior Agrária (ESAV), Escola Superior de Educação (ESEV), Escola Superior de Saúde (ESSV), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).