Município da Mealhada ensina crianças a utilizarem a bicicleta em segurança como uma forma mais sustentável

O Município da Mealhada, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mealhada, promove a educação para o uso da bicicleta pelas crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do “Edubike – Programa de Promoção da Bicicleta”. A iniciativa privilegia a aprendizagem das regras de segurança e circulação em via pública e sensibiliza os menores para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Por Mariana Loureiro.

Aprender a andar de bicicleta, “brincar” às cidades no contexto de sala de aula ou no espaço exterior e reciclar, são atividades que englobam o projeto “Edubike”, com duas vertentes do Programa Operacional Pedalar: uma direcionada ao pré-escolar (PréPOP) e outra ao 1.º CEB (POP). O programa propõe a que as crianças com idade pré-escolar encarem diversas personagens e assumam diferentes profissões que estão relacionadas com a vida e a segurança rodoviária, como por exemplo, o polícia sinaleiro, o encarregado do ecoponto e do centro de reciclagem, etc.

Para além dos jogos, são também promovidas práticas no contexto social e urbano que as pessoas vêm perante situações do dia-a-dia, numa cidade criada por linhas no chão e por onde as crianças podem circular com a devida precaução, com cenários construídos a partir da reutilização de caixas de papelão. No final será feita uma associação de valores entre a bicicleta, a saúde, a qualidade do ar e a preservação do nosso planeta.

Para o desenvolvimento das várias iniciativas do programa, o Município de Mealhada irá disponibilizar diversos materiais que circularão por vários estabelecimentos de ensino: 10 balance bikes (bicicletas sem pedal); 20 capacetes; 8 bicicletas roda 20’’; 2 bicicletas adaptadas a crianças com Necessidades Educativas Especiais (Pré-escolar e 1º CEB); um conjunto de caixas previamente desenhadas para recriação da cidade, no âmbito do PréPOP; transferes para pintura de chão de uma cidade de mobilidade e jogos populares para o POP; jogos amovíveis e preparados para recreio com 4 obstáculos em madeira (ponte d’equilíbrio, dá cá 5, árvore e sobe e desce).

Todo este processo será realizado com o apoio das educadoras e das crianças, criando um elo muito importante entre o futuro dos mesmos na sua vida associada à mobilidade suave e clicável, além dos processos de reaproveitamento de materiais e de criatividade que os menores desenvolverão em redor do POP.

O Município da Mealhada acrescenta, em comunicado, que a iniciativa integra um projeto mais amplo, nomeado “Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade” e é financiado pelo “Fundo Ambiental” e procura “cimentar a ligação da bicicleta e do transporte público à população escolar e consciencializar para os impactos na qualidade do ar e do ruído ambiente”.