Galeria Leituras (In)esperadas reabriu ao público

Reabriu ao público no passado sábado, dia 4 de agosto, a Galeria Leituras (In)esperadas, em Vouzela.

O programa, integrado nas Festas do Castelo, incluiu uma homenagem da autarquia a Ilda Pinto Almeida, escritora e artista plástica vouzelense, radicada nos EUA há mais de três décadas e pela apresentação do último livro da autora, intitulado “Chuva de Graça”, obra à venda no espaço agora reaberto.

Durante a sessão, Ilda Pinto Almeida ofereceu ainda ao espólio da Câmara Municipal de Vouzela uma peça de arte criada por si, em 2012, no âmbito de “A Bilha projeto de arte”.

O projeto juntou vários artistas da Comunidade Portuguesa na decoração de uma bilha, sendo a peça de arte de Ilda Pinto Almeida um retrato das experiências pessoais que viveu durante o seu processo de emigração.

Para a artista “esta Bilha reflete a passagem migratória de um povo, mas muito particularmente a minha travessia para o continente americano. Assim, como lafonense, conto a presença da Alma Lusa fora de casa; de Portugal para o mundo e da diáspora para Vouzela”.

A iniciativa, que contou com a presença do eurodeputado Fernando Ruas e do presidente da câmara Rui Ladeira, ficou ainda marcada por um momento de poesia pelo pianista Pedro Miguel Ribeiro, acompanhado por Ismael Sousa e Beatriz Carreira.

A Galeria Leituras (In)esperadas situa-se na rua Conselheiro Morais Carvalho, junto à Biblioteca Municipal de Vouzela, e funciona de terça a domingo, das 14h30 às 18h00.

a