Região de Lafões: Oliveira de Frades é único concelho sem novos casos de Covid-19 depois do surto

Dos três concelhos da região de Lafões, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, o primeiro conquista os zero casos por Covid-19. São Pedro do Sul e Vouzela registam um significativo aumento, que rondam os 39 e 42 números de novos casos de contágio por cada 100 000 habitantes.

Por Mariana Loureiro

O relatório epidemiológico fornecido pela Direção Geral de Saúde na última sexta-feira, dia 23 de abril, regista, em Oliveira de Frades, uma diminuição acentuada, de 10 casos por cada 100 000 habitantes de Covid-19 para zero transmissões do vírus. O concelho que sofreu, em outubro do ano passado, um surto com mais de 60 casos de infeções no lar da Santa Casa da Misericórdia, consegue sair do risco extremo durante o período de confinamento, para atingir os zero novos casos de contágio pelo vírus.

Pelo contrário, Vouzela e São Pedro do Sul, apresentam subida no número de infeções, de 49 e 39 novos casos respetivamente, por cada 100 000 habitantes. Os concelhos vizinhos evidenciam o segundo nível de incidência acumulativa de Covid-19, em Portugal.

Com a quarta fase do desconfinamento a arrancar no próximo dia 3 de maio, as autarquias dos três concelhos mantêm os apelos para que sejam cumpridas todas as orientações da Direção Geral da Saúde e, assim sendo, aumentar o número de casos recuperados na Região de Lafões.

a