Distrito de Leiria apresenta ligeira melhoria nos casos de Covid-19. Marinha Grande é o concelho mais afetado

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde (DGS), disponibilizado no dia 23 de abril de 2021, o distrito de Leiria apresentou uma ligeira melhoria no que diz respeito ao número de incidência cumulativa dos últimos 14 dias de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes.

Por Tânia Chaves

Contudo, o concelho da Marinha Grande é exceção à regra apresentando uma taxa de incidência 140 casos por 100 mil habitantes, o que faz com este se encontre acima da linha vermelha definida pelo Governo para avançar para a terceira fase do desconfinamento a 3 de maio.

Abaixo desse patamar, encontram-se os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Leiria, Peniche e Nazaré com uma taxa incidência a variar entre os 60-119,9. Num grau mais baixo surge Pombal com 21 novos casos, Alcobaça com 43, Ansião com 42, Batalha com 50 e Porto de Mós com 21 novos casos registaram um total de casos de Covid-19, a variar entre 20-59 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Por sua vez, concelhos como Alvaiázere, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Óbidos e Pedrogão Grande registaram uma baixa taxa de incidência, tendo em conta que os últimos três concelhos mencionados anteriormente não apresentaram nenhum caso de Covid-19 em comparação com o último boletim disponibilizado.

Portugal encontra-se a poucos dias de avançar para a terceira fase de desconfinamento e o governo poderá travar a abertura dos concelhos mais afetados.

a