CIM Viseu Dão Lafões: webinar dedicado ao megalitismo como alavanca do turismo cultural

CIM Viseu Dão Lafões realizou um webinar dedicado ao megalitismo. A comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões em parceria com o Turismo de Portugal, realizou esta segunda-feira (26 de abril) um webinar dedicado ao megalitismo com o tema “O Megalitismo como Alavanca do Turismo Cultural”.

Por Luciana Soares

Em comunicado a CIM explica que “este seminário procurou debater o megalitismo numa lógica da sua preservação e promoção enquanto produto turístico de excelência”. O fórum contou com a presença e participação de Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões e os arqueólogos António Faustino Carvalho e Pedro Sobral Carvalho. O seminário reuniu mais de 80 pessoas com participação especial de investigadores de Espanha.

Em associação com o Município de Sever do Vouga, a CIM Viseu Dão Lafões reforça o projeto “MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga”, cujo objetivo “passa por ativar uma oferta turística regional suportada em vinte e seis dos mais emblemáticos monumentos megalíticos do território”.

O secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, refere que “O Megalitismo (…) agrega um elevado potencial de desenvolvimento e atratividade ao território”, considerando que Viseu Dão Lafões “concentra o maior conjunto de dólmens com pinturas”. Em comunicado afirma que ainda que “a CIM tem a ambição de desenvolver uma proposta turística de excelência no seu território”. Este seminário enquadra-se, também, numa estratégia de partilha de conhecimentos e capacitação de agentes para a valorização deste exclusivo produto endógeno, com um elevado potencial de crescimento se trabalhado numa lógica intermunicipal e articulado com outros recursos do Turismo Cultural”, esclareceu.