Município de Viseu lança nova edição do Orçamento Participativo e elege como tema “Cidade-Jardim”

O Município de Viseu lança a nova edição do Orçamento Participativo, a iniciativa foi apresentada pelo presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques. Esta iniciativa, pretende manter os valores anteriores quer no seu público, face à comunidade escolar do concelho, bem como nos formatos de votação com o “voto inclusivo”.

Por Mariana Torres

À semelhança das duas últimas edições, o Município de Viseu apresenta duas linhas de participação: uma dirigida às escolas secundárias, profissionais e do ensino superior, o OP Cidade-Jardim Escolar, com 50 mil euros de orçamento; e outra direcionada para toda a comunidade, a linha OP Cidade-Jardim, à qual é alocada a restante verba, de 250 mil euros.

A fase de apresentação de propostas está aberta de dia 4 de março a 18 de abril, sendo possível a participação de todos; exceto da linha OP Cidade-Jardim Escolar, que está restrita aos alunos matriculados. A sua submissão deve ser feita através do site oficial da iniciativa, www.viseuparticipa.pt.

“A participação cívica é essencial num concelho que se move pela qualidade de vida. Aliás, o Município desenvolve vários conselhos consultivos de opinião em que convida os cidadãos do concelho a participarem”, afirma António Almeida Henriques. “O Orçamento Participativo, que já vai na 5ª edição em Viseu, é um dos marcos mais significativos da promoção da participação cívica em toda a região”, acrescenta o autarca.

Este ano o orçamento é de 300 mil euros e a temática anual eleita foi a de “CidadeJardim”, pretendendo-se assim a diferenciação dos anos anteriores, com propostas e futuras intervenções que vão ao encontro das áreas de sustentabilidade, salvaguarda e valorização ambiental abordando ainda tópicos como a qualidade de vida e a agricultura.

“Este ano recuperámos o slogan histórico Viseu Cidade-Jardim, algo que
significa muito para os viseenses. Era obrigatório chamar os cidadãos a contribuir com as suas ideias para este conceito, que queremos que se mantenha por muitos anos”, explica o presidente da autarquia.

Quanto à fase de votação, esta é universal, a iniciativa mantém-se inclusiva e acessível a toda a comunidade de Viseu, nomeadamente com a renovação do “Voto Inclusivo”. De maneira a garantir o acesso ao voto por cidadãos com deficiência ou necessidades especiais, será utilizado o sistema de voto introduzido na edição anterior do Orçamento Participativo, através de recursos instalados na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.