Ciclo game regressa em março em formato online

Salas de cinemas que antes se encontravam cheias, veem as suas portas fechadas, graças à atual situação pandémica. O programa do ciclo Game, iniciativa do Cine Clube de Viseu em parceria com o instituto Politécnico de Viseu e com o associado António Alvarenga, trazem o cinema para mais perto de nós.

Por Mariana Mendes

Serão realizadas duas sessões de cinema online. A primeira, dia 9 de março, que propõe transmitir o documentário de Jason Spingarn-koff “LIFE 2.0”, onde é retratada a obsessão e o impacto que o jogo “Second Life” tem na vida das pessoas. A sessão terá a presença de José Sargento, psicólogo clínico e professor da Escola Superior de Educação de Viseu, e Rui Miguel Gaio, docente nas IADE-Universidade Europeia e ESTTMIPLeiria, músico, sound designer e investigador na área do áudio para cinema e videojogos.

O segundo documentário a ser transmitido, dia 23 de março, é o “ALPHA GO” de Greg Kohs, que descreve a criação de um computador capaz de jogar “Go”, um jogo de tabuleiro. Durante a sessão, estarão presentes Miguel Ferreira, fundador do Grupo de Boardgamers de Viseu, e João Neves, docente da ESTGV-IPV, investigador da NOVA LINCS e autor de mais de 30 publicações na área da Inteligência Artificial.

No final de cada sessão, os convidados são incentivados a participar numa conversa via zoom sobre os documentários transmitidos.

O programa ciclo Game oferece, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu, uma nova experiência cinematográfica à distância de um click, a partir de casa.