Seminário Internacional debate efeitos da Covid-19 em pessoas com demência

A Escola Superior de Educação de Viseu é a promotora do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir, a decorrer nos dias 19 e 20 de março. Em parceria com as Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipais de Viseu, a iniciativa será em formato online e pretende colocar em debate os cuidados acrescidos a ter nas pessoas com demência, perante a pandemia Covid-19.

Por Mariana Loureiro

O seminário conta com a presença de uma equipa conceituada de oradores
nacionais e internacionais: Paola Barbarino, especialista na doença de alzheimer; Ana Urrutia, presidente da “Fundación Cuidados Dignos”; e Catarina Alvarez, psicóloga da Associação Alzheimer Portugal. A partilha, divulgação e reflexão de experiências são questões centrais para melhor compreender esta “pandemia silenciosa” e as formas de atuação das pessoas com demência e seus cuidadores. Cuidar de quem cuida, Café Memória, cuidados nutricionais, atividade física e tecnologias digitais serão os temas do segundo painel. O último dia do evento é concluído com workshops de musicoterapia, neuróbica, psicoestimulação cognitiva e yoga como recursos de apoio às pessoas com demência e seus cuidadores.

Os organizadores salientam que as pessoas mais velhas apresentam maior propensão à Covid-19 e que os cuidados terão de ser redobrados. Acrescentam que as pessoas com problemas de foro mental têm maior tendência ao esquecimento de recomendações e regras básicas para a prevenção do vírus.

A inscrição no Seminário é obrigatória e gratuita. Os donativos que poderão chegar, revertem a favor do Centro Apoio Alzheimer Viseu para a criação de um Centro de Recursos Multissensoriais Snoezelen, com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida às pessoas com demência e seus cuidadores.

a