Mítica ‘Alentejana’ adiada para o segundo semestre de 2021

A 38º edição da Volta ao Alentejo já tinha sido cancelada e reagendada 18 dias antes de ir para a estrada em 2020 e volta, agora, a ser adiada para o segundo semestre de 2021 devido à pandemia Covid-19.

Por Ana Catarina Correia

A decisão ainda não foi formalizada, mas o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Carlos Pinto de Sá, afirma que “a dois meses de se realizar a corrida não existem condições para que possamos avançar”. Carlos Pinto de Sá, que preside também a autarquia de Évora, avança que irá “contactar oportunamente a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Podium” para comunicar a decisão que deverá ficar formalizada já na próxima reunião do CIMAC.

“No caso de a situação evoluir favoravelmente, há todo o interesse em que a Alentejana vá para a estrada, mas em datas diferentes daquelas em que se tem corrido habitualmente”, declara o autarca. O líder da CIMAC admite, no entanto, que o adiamento da mítica ‘Alentejana’ pode ser “um risco” dado o apertado calendário de provas, mas relembra que “enquanto houver a possibilidade de a realizar”, gostaria de a fazer.

A Volta ao Alentejo já tinha sido cancelada a 10 de março de 2020, 18 dias antes do seu início, sendo, assim, um dos primeiros eventos desportivos nacionais a sofrer as consequências da pandemia.

a