O percurso de Barack Obama. Nem só de carisma se faz um presidente

Barack Hussein Obama passou 8 anos a serviço da Casa Branca com a missão de espalhar esperança e chegar até às pessoas. Carismático, com o dom da oratória, da persuasão e da palavra. Mas afinal o que fez Barack Obama?

Por Marta Lourenço

Nascido a 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí, filho de Barack Obama um economista queniano e, de Ann Dunham uma antropóloga americana. Separaram-se quando o Obama tinha apenas 5 anos. O pai regressou para Quênia, já a mãe voltou a casar na Indonésia, para onde se mudaram e onde estudou até aos 10 anos.

Regressou a Honolulu e ficou a morar com os avós maternos e, segundo ele, foi nessa altura que cometeu o maior erro da vida dele, experimentou drogas.

Politico norte-americano que ocupou o 44º lugar de Presidente dos Estados Unidos. Eleito em 2008 pelo Partido Democrata 1º Presidente negro da história dos Estados Unidos da América. Foi reeleito a 7 de novembro de 2012 com 61 milhões de votos.

Em Honolulu estudou na Penahou School, onde concluiu o secundário em 1979. Mudou-se para Los Angeles onde ingressou no Occidental College. Em 1981 volta a mudar-se, desta vez para Nova Iorque para estudar na Universidade de Columbia onde se formou em Ciência Política.

Em 1988 Barack Obama entrou na Escola de Direito em Harvard, e no ano a seguir é escolhido para ser editor da revista Harvard Law Review, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.

Em 1991 obteve o douturamento em Direito e começou a trabalhar na Sidley Austin, uma firma de advogados, e foi aí que conheceu Michele Robinson, que afirma na sua autobiografia que “ele chegou atrasado no primeiro dia, atitude que a deixava “louca”” como descreve, pois, “considerava sinal de pura arrogância”. Casaram a 1992 e têm 2 filhas: Malia Ann e Natasha.

Durante 12 anos foi Professor de Direito Constitucional na Escola de Chicago.

Participou em organizações sociais, fundou a organização sem fins lucrativos Public Allies, e ainda foi o fundador da Fundação Woods of the Chicago. Sempre foi, e ainda é, grande defensor de causas dos direitos civis.