Perfil. Quem é João Cotrim Figueiredo, líder parlamentar do partido Iniciativa Liberal?

Estreou-se no mundo dos negócios aos 15 anos. Trabalhou para a Compal, Nutricafés e TVI. Colaborou no processo da vinda da WebSummit para Portugal e, atualmente, é o líder parlamentar do Iniciativa Liberal (IL).

Por João M. Ribeiro

A entrada no mercado de trabalho deu-se com apenas 15 anos. Nessa época ajudava no negócio familiar, através da venda ambulante de cabides em lojas e armazéns.

Em declarações à revista Sábado, João Cotrim Figueiredo recorda: “fui bastante gozado, mas aprendi muito naquele mês”. O líder do IL lembra, no entanto, a adrenalina sentida, resultante do seu trabalho, que lhe rendeu 300 contos (cerca de 34 mil euros).

Motivado pela experiência laboral antecipada, o jovem João Cotrim Figueiredo licenciou-se em Economia pela London School of Economics. Mais tarde, em Portugal, tirou uma pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing, pela Universidade Nova de Lisboa. Desde então, soma cargos de administração em empresas de relevo nacional.

No período 2000-2006, o gestor e empresário de 59 anos administrou a Compal; ao mesmo tempo, desempenhou funções de administração na Nutricafés, entre 2003 e 2006. Ao nível da banca, geriu a Privado Holding (detentora do Banco Privado Português – BPP). Seguiu-se a direção geral da TVI (2010-2011) e, entre 2013 e 2016 pegou na pasta da presidência do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Em 2015, não só foi eleito vice-presidente da European Travel Commission, como também contribuiu para a realização do WebSummit, em Portugal. Ao Dinheiro Vivo, João Cotrim Figueiredo conta que “foi um trabalho difícil, mas é um marco. Mais do que as dormidas que pode trazer e a movimentação turística, a Web Summit posiciona Portugal enquanto centro de inovação, de partilha de experiências e de criatividade”, afirma.

Mais recentemente, o ex-presidente do Turismo de Portugal, apresentou a candidatura, como cabeça de lista à Assembleia da República, numa publicação feita a 14 de julho de 2019, no Facebook.