Bolo-Rei Escangalhado eleito o melhor deste Natal

Santarém foi palco da nona edição do Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal. Num ano atípico, o Bolo-Rei Escangalhado vence o tradicional. O premiado é confecionado na pastelaria Flor de Aveiro, que já soma algumas distinções noutras categorias e edições anteriores.

Por Marta Fernandes

A Flor de Aveiro é a mesma vencedora de 2019, mas este ano o destaque vai para o seu Bolo-Rei Escangalhado, bem diferente do tradicional. O circular é substituído pelo retangular e à primeira vista parece um bolo desconstruído, mas cheio de sabor. Quem o saboreia, sente notas de doce de chila, de creme de pasteleiro e dos típicos frutos secos.

Numa entrevista ao Jornal Expresso, Milu, uma das criadoras dos bolos na Pastelaria Flor de Aveiro revela que, o segredo para a distinção deste ano só pode estar num pequeno detalhe: “Aumentámos um bocadinho a quantidade do recheio, o doce de chila e o creme de pasteleiro”.

A pastelaria aveirense conquista não só o prémio principal, como também arrecada duas medalhas de Ouro noutras categorias. Essas são a do Bolo-Rei e a do Bolo-Rainha.

Em relação ao premiado, o Bolo-Rei Escangalhado, é possível adquiri-lo por 22 euros por quilograma, na Pastelaria Flor de Aveiro, localizada na Estrada de S. Bernardo.

a