Madeira Street Arts Festival; Funchal recebeu estátuas vivas

Nos dias 6 e 7 de novembro a Rua Dr. Fernão de Ornelas, a Avenida Arriaga e a Praça do Povo, foram palco da segunda edição do ‘Madeira Street Arts’, um festival de estátuas vivas lançado em 2019 pelo ator madeirense Rúben Silva.

Por Mafalda Câmara (Imagem de Ricardo Faria Paulino)

Tendo em conta a situação pandémica, a organização decidiu não concentrar a exposição de estátuas vivas apenas na Rua Dr. Fernão de Ornelas, como era previsto, mas sim expandir a iniciativa para outros locais no Funchal.

Um artista natural de Machico, Samuel Jarimba, foi convidado a participar no Madeira Street Arts com o propósito de criar um registo gráfico do festival, em banda desenhada, buscando “uma forma de preservar o acontecimento para além dos métodos normalmente utilizados”, declara ao JM Madeira.

O festival de estátuas vivas contou ainda com um workshop sobre as artes cénicas que retratam o mundo das estátuas vivas. Este acontecimento contou com a participação dos formadores António Santos e Guilherme Ferreira.

António Santos, com mais de 30 anos de carreira, fala à SIC dos palcos em que atuou nas ruas do Funchal “Tem aqui uma cidade que tomara muitos países terem para fazer coisas de rua com qualidade”.

Nas ruas estiveram os atores António Santos, conhecido por Staticman e que trouxe ‘Uma figura quase impossível’; Guilherme Ferreira, com ‘Força da natureza’; Ita Branco, com ‘Cartoonette’; Luís Fonseca, com ‘Marinheiro’; Katarina Ferreira com ‘Outono’; Susana Bento com ‘O Amor é cego’; o Teatro Bolo do Caco com ‘In vino veritas’ e, por fim, o convidado especial, o palhaço Enano, com ‘Super Poli’.

a