Bem-estar animal com apoios reforçados

Na passada sexta-feira, dia 21 de setembro, o município de Viseu assinou dois protocolos que afirmam o acordo da câmara municipal com a causa animal e comprovam o compromisso com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, onde é reconhecida a importância da promoção do bem-estar animal.

O primeiro acordo fechado foi entre a autarquia e a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu, com o objetivo de recolher animais maltratados, prestação de serviço de alojamento a equinos, com tratamento e acompanhamento a este tipo de animais, garantido por pessoal especializado, numa verba que leva ao espaço equestre Montebelo Hípico em Farminhão cerca de 3500 euros.

A outra resolução fechada foi com a associação Resgate Animal Viseu prevê cerca de 2400 euros anuais para apoio à missão da entidade, que consiste em resgatar animais abandonados e errantes, incentivando a adoção responsável de cães e gatos, estimulando a esterilização e consecutivamente o bem-estar do animal e a sua dignidade.

A autarquia viseense tem destacado a sua prioridade para com os animais de companhia. No dia 20 de agosto foi aprovado, em reunião de câmara, o protocolo de colaboração entre o município de Viseu e a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, estabelecendo uma parceria para a esterilização dos animais abandonados do concelho, com um financiamento no valor de 15 mil euros.

A associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu tem sido responsável pelo acolhimento de mais de 700 animais abandonados dentro do concelho por ano, recebendo um apoio de 70 mil euros anuais pelo município. O projeto CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) atua essencialmente em concentrações de gatos (colónias) e o programa visa, para além do que está apresentado no nome, desparasitar e identificar com chip cada um dos animais que recebem.

Para além das associações todas a receber apoios, o município de Viseu instalou também três WC para animais de companhia e já tem cerca de 140 contentores e dispensadores de sacos para dejetos de animais, por todo o concelho.

a