A comunicação como método de ajuda para a crise

O auditório do Instituto Politécnico de Viseu recebeu a sessão temática “Comunicação aplicada e de crise”, que decorreu durante o segundo dia do Congresso da SOPCOM e foi moderada por José Andrade. Os oradores presentes foram Hermes de Andrade, Romara Soares e Fernando Borges.

Hermes de Andrade apresentou o projeto “Responsabilidade social corporativa como diferencial estratégico de uma empresa transnacional em Portugal, caso Lidl”. O investigador considera que “a globalização e a crescente conscientização da população mundial sobre a crise ambiental e social que vivemos, tem imposto ao meio empresarial uma série de novos desafios no que diz respeito à forma de gestão de seus negócios”.

Romara Soares falou sobre a “Gestão de uma “Paracrise”: um estudo de caso sobre a comunicação da ‘catuaba selvagem”. A oradora explicou o conceito de paracrise como a visibilidade nas redes sociais e o aumento das oportunidades de uma ameaça à reputação da empresa. A investigadora analisou o caso da Catuaba selvagem, uma bebida brasileira que passou por um momento de crise, mas conseguiu ultrapassar porque fez uma boa comunicação nas redes sociais.

Por último, Fernando Borges apresentou a sua tese de doutoramento, intitulada “Medias de clubes: novas configurações no espaço mediático”, que tem como objetivo perceber como é que os jornalistas trabalham num canal desportivo onde a pressão dos patrocínios é maior. Para isso avaliou e comparou três canais televisivos: o Benfica TV, o PSGTV e o BotaFogoTV.

Texto: Marisa Azevedo

Imagem: Inês Loureiro