Manteigas de frutos secos para fazer em casa

As manteigas têm vindo a ser cada vez mais versáteis. A tradicional manteiga já não é a única a fazer as delícias dos nossos pratos. A partir de vários frutos secos é possível fazer manteigas saborosas para barrar no pão ou usar como toppings.

Por Joana Liz (*)

As oleaginosas são ótimas para fazer manteigas com sabores diferentes, entre nozes, amêndoas, cajus e tantos outros, a variedade é imensa.

Os frutos secos são ricos em nutrientes e as manteigas feitas a partir deles continuam a manter o seu valor nutricional rico em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Os nutrientes variam de fruto seco para fruto seco no entanto todos eles apresentam muito benefícios que devem conhecidos.

A manteiga de caju é rica em aminoácidos e gorduras boas que ajudam a manter o coração saudável. Rica em magnésio que ajuda a acelerar o metabolismo e a melhorar a imunidade.

A manteiga de avelã é uma grande fonte de energia e ricas em folatos. A adequada ingestão de folatos está relacionada diretamente com uma gravidez saudável. O consumo de avelãs está ligado com ao envelhecimento saudável e a níveis de ansiedade mais baixos.

A manteiga de amendoim é das mais ricas em proteína e é das mais utilizadas em pós treinos por ajudar na recuperação e reconstrução dos músculos. É uma gordura insaturada e é dos alimentos capazes de saciar a fome por longos períodos de tempo. Contem magnésio que ajuda no fortalecimento dos ossos e músculos e é rica em potássio que ajuda a baixar a pressão arterial.

A manteiga de amêndoa tem uma forte componente de cálcio e cobre que resulta num cérebro mais ativo e atento e numa manutenção para ossos mais fortes. O consumo de amêndoas está relacionado com uma redução de doenças cardiovasculares, diabetes e enfartes.

A manteigas de nozes pecã é feita com um dos frutos mais rico em antioxidantes. Melhora a digestão e ajudam nas inflamações e trazem benefícios ao coração.

Os frutos secos são fontes de nutrientes importantes para a nossa saúde, no entanto o seu consumo não deve exceder uma mão cheia de oleaginosas, porque são uma fonte de calorias. O consumo dos frutos sejam simples ou em manteiga devem ser moderados.

Manteiga de Avelã e Cacau

Imagem de Paweł Litwin por Pixabay

250g de avelãs com casca

sal rosa q.b ( podem utilizar o sal normal)

1 colher de sopa de xarope de acér

1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de preparação

Coloque as avelãs num tabuleiro e espalhe-as numa camada única para leva-las ao forno a tostar por 20 a 25 minutos a 150º. Descasque as avelãs, adicione sal e triture. Adicionar o xarope e cacau e bater mais uma vez. Coloque a manteiga num frasco hermético e leve ao frigorifico. Quando estiver mais sólida está pronta a consumir e tem uma espécie de “ Nutella” saudável.

Manteiga de Sementes de Girassol

Imagem de Natthapat Aphichayananthanakul por Pixabay

2 chávenas de sementes de girassol descascadas sem sal

1 pitada de flor de sal

1 colher de sopa de xarope de acér

Modo de preparação

Leve as sementes ao forno bem espalhadas sem que estejam sobrepostas e deixe tostar a 180º por 2 minutos. Retire as sementes e mexas bem e coloque no forno mais 2 minutos bem distribuídas. Junte o sal e triture-as até obter a pasta de manteiga, junte o xarope e volte a misturar. Guarde num frasco de vidro no frigorífico.

Manteiga de Amêndoas

Imagem de thejourneyofintegratio por Pixabay

Ingredientes:

250g de amêndoas com casca ( podem usar nozes pecãs, cajus ou amendoins)

sal rosa q.b ( podem usar o normal)

Modo de preparação

Coloque as amêndoas ou o fruto que escolheu num tabuleiro bem distribuídas e toste-as a 150º graus por 20/25 minutos. Deixe arrefecer e retire a pele. Coloque o fruto escolhido no processador ou liquidificador e pique com um pouco de sal. Os frutos vão transformar-se em farinha numa primeira fase e só depois em manteiga à medida que vão libertando a gordura. Ao bater tudo muito bem vai obter uma espécie de uma bola e quando isso acontecer continue a bater até que obtenha o creme desejado. Guarde a manteiga num frasco hermético e leve ao frigorifico até ganhar consistência.

(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.