Na depressão é em silêncio que se pede socorro

Maria (nome fictício) tem 21 anos e sofre de depressão desde os 12. Foi com ela que ouvimos os relatos de quem pede, em silêncio, por socorro.

Por Ana Moreira, Inês Silva e Mariana Cabral

Não é uma questão de mera tristeza, não é mania, não é chamar à atenção, é real e é uma doença que merece a nossa atenção porque estamos todos sujeitos a ela.

Antidepressivos e terapias podem até tratar da dor da depressão, mas não conseguem retirar o sentimento de culpa nem tratar a angústia da solidão. Algumas pessoas pensam que basta encarar a doença como não sendo o fim do mundo, mas para quem sofre é como se algo nelas tivesse morrido. 

Esta doença atinge pessoas de todas as idades, tem poucos apoios e os que existem são insuficientes. Afeta não só os doentes como as pessoas que os rodeiam e foi com Sara Felizardo, psicóloga, que tentámos saber quais os comportamentos a adotar caso soframos da doença ou sejamos amigos de alguém que sofra.

É difícil, mas não é impossível. Se todos aprendermos a lidar com esta doença será mais fácil ajudar quem não tem forças suficientes para ultrapassá-la sozinho.

Na reportagem áudio contamos estas histórias e mostramos passos para caminhar em direção à solução.

a