Norte em Ação apresentado no Porto Canal

O projeto “Norte em Ação” foi apresentado, este sábado dia 4 de abril, em direto, ao canal de televisão Porto Canal.Alunos da licenciatura em Comunicação Social apoiam causa “Norte em Ação”

A pedopsiquiatra Sara Melo, uma das fundadoras do projeto “Norte em Ação”, ingressou via Skype, durante o Jornal Diário das 21h do Porto Canal, para dar a conhecer esta iniciativa que tem como objetivo fazer a ligação da sociedade civil e das instituições na produção voluntário dos diversos elementos que constituem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), fundamentais no combate à atual pandemia.

Na entrevista, Sara Melo falou sobre as várias parcerias do Grupo Norte em Ação, tendo referido o apoio de instituições do ensino superior como é o caso do serviço de transporte de material hospitalar oferecido pela Associação Académica da Universidade do Minho e do do trabalho de Assessoria de Comunicação do Grupo Norte em Ação, que está a ser assegurado pelos alunos do terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu.

Em pouco mais de uma semana de existência, o Grupo conta já com mais de 7000 membros e os resultados do seu trabalho estão a chegar a cada vez mais zonas do país, através de material costurado em casa, doações de instituições e múltiplas iniciativas que estão a concretizar o objetivo de proteger, não só os profissionais de saúde, como também as diversas classes profissionais, que atualmente se encontram no terreno e necessitam de proteção para continuar a assegurar o seu trabalho.

Mais uma vez, Sara Melo realçou a importância do apoio da sociedade civil neste contexto pandémico e a importância de manter ocupados aqueles que estão em casa como uma forma de cuidar da saúde mental e de combater a sensação de isolamento. A pedopsiquiatra falou na importância da entreajuda e do facto de apesar de estarmos fisicamente afastados, termos a possibilidade de trabalharmos, todos juntos nesta iniciativa onde “além de podermos ajudar podemos contribuir para diminuição do isolamento social”.

Com o apoio de todas as organizações e pessoas envolvidas estima-se que a iniciativa “Norte em Ação” contribuirá em muito para quem luta, neste momento, contra a covid-19 em Portugal.